Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 13:15
Por: FABYOLA COUTINHO

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Secretário da Setecs, Jean Estevan  visita o presídio do Carumbé para implementar cursos de qualificação
Secretário da Setecs, Jean Estevan visita o presídio do Carumbé para implementar cursos de qualificação
O Governo do Estado, por meio da Secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Fundação Nova Chance, irá oferecer cursos do Projeto Qualicopa para os reeducandos do Presídio Carumbé, Centro Sócio-Educativo de Cuiabá e Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.

Com este objetivo, na quarta-feira (15.09), o secretário da Setecs, Jean Estevan e o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Rodrigo De Marchi visitaram as unidades prisionais para conhecerem o local onde serão ofertados os cursos. A visita foi acompanhada pelo superintendente de Gestão Penitenciária da Sejusp, Tenente-Coronel, José Antônio Chaves.

No presídio do Carumbé, por exemplo, já existe a oficina de Marcenaria, onde 302 reeducandos confeccionam móveis e utensílios de madeira. No local serão oferecidos os cursos de Tecnologia de Processamento e Cultivo de Madeira. Já no Centro Sócio Educativo de Cuiabá, integrante do Complexo Pomeri, e no presídio Feminino Ana Maria do Couto May serão realizados cursos de Produção de Pães, Tortas e Confeitaria.

Os cursos integram o Projeto Qualicopa, que é ofertado e financiado pelo Governo do Estado. A entidade executora da ação será o Sistema Nacional da Indústria (Senai). “O Governo do Estado quer ofertar cursos de qualificação que possibilitem aumentar a geração de renda nos segmentos onde há uma grande demanda social, como a população carcerária, idosos e as famílias de baixa renda. A Primeira-Dama do Estado, Roseli Barbosa, quando estava a frente da Setecs, já tinha esta intenção e agora estamos consolidando a iniciativa”, disse o Secretário da Setecs, Jean Estevan.

Já o Tenente-Coronel, José Antônio Chaves, classificou a ação como instrumento de transformação social. “O sistema prisional passa por diversas mudanças, englobadas em um processo que demanda tempo. Neste sentido, a parceria com a Setecs colabora com as expectativas geradas pelas transformações e trazem um imenso retorno social para o Estado e reeducandos”.

AÇÕES PARA O SEGMENTO

Em 2008, o Governo do Estado já realizou cursos de capacitação para a população carcerária e deu aos reeducandos uma oportunidade, alternativa de atuação profissional e possibilidade de geração de renda.

Ainda este ano, a Setecs firmou uma parceria com a Fundação Nova Chance para a confecção de vassouras de garrafas PET. A secretaria disponibilizou recursos para compra de equipamentos e a venda dos produtos além de garantir a sustentabilidade do projeto, também beneficiará os reeducandos, uma vez que parte dos recursos arrecadados com a venda dos móveis e utensílios retorna para os presos e ajuda no sustento de sua família.

“A parceria é uma ação do Governo que pretende dar a população carcerária uma opção de trabalho, qualificação e auxílio financeiro, uma vez que parte dos recursos arrecadados com a venda dos móveis e utensílios retorna para os presos e ajuda no sustento de sua família”, explicou a presidente da Fundação Nova Chance, Neide Mendonça.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22372/visualizar/