Bairro 13 de setembro em Várzea Grande, completa 18 anos de criação
O bairro 13 de setembro celebra, nesta segunda-feira, 18 anos de criação. Diferentemente dos anos anteriores, não haverá comemoração alusiva à data em decorrência da baixa umidade relativa do ar. Segundo informações da direção da única escola pública da localidade, a EMEB Prof.ª Lúcia Leite Rodrigues, o tradicional desfile foi adiado a pedido da Defesa Civil. Atualmente, levantamento prévio da Associação de Moradores do 13 de setembro mostra que há cerca de 1.000 famílias residindo no bairro.
Para o vice-presidente da associação, Marcos Oliveira – o Marquinhos, morador há 13 anos, o ponto positivo do bairro são as pessoas. “Mesmo com alguns problemas como falta de segurança, o que me motiva a permanecer aqui são as amizades que construí ao longo desse tempo. Já cheguei a ir embora, mas voltei. Aqui, além dos amigos, tenho parte da minha família próxima”. Ele ressalta que as melhorias serão conquistadas com a participação efetiva de comunidade. “Precisamos unir as forças e buscar parcerias com o poder público”.
Com uma população formada, em sua maioria, por adolescentes e jovens, o bairro busca a construção de um espaço de lazer. A diretora da escola municipal, Berenice do Espírito Santo, explica que há um campo de futebol e a quadra esportiva da unidade de ensino para a prática de esportes. “Aos finais de semana, disponibilizamos a nossa quadra para os moradores usufruírem”. Marquinhos conta que há um projeto para a construção de uma área de lazer e reforma do campo de futebol.
Outro projeto – que já está em execução – é o “Nota 10”. Idealizado pelo vice-presidente da associação de moradores, ensina, além das noções e regras do futebol, lições de autoestima e cidadania a 100 crianças e jovens do 13 de setembro. “Estamos buscando parcerias com a iniciativa privada para que consigamos encaminhar nossos jovens ao mercado de trabalho”, adianta Marquinhos.