Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 10 de Setembro de 2010 às 16:57
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Assessoria/Sejusp-MT
Diógenes Curado e a arquiteta da Secretaria Especial de Direitos Humanos analisam o projeto do Socioeducativo de VG
Diógenes Curado e a arquiteta da Secretaria Especial de Direitos Humanos analisam o projeto do Socioeducativo de VG

Uma unidade modelo no país no sistema de ressocialização de adolescentes em conflito com Lei. Assim será o Centro Socioeducativo de Várzea Grande. Numa filosofia totalmente pedagógica, a unidade está sendo construída no bairro Jardim Glória II e deverá abrigar 44 meninos e meninas em cumprimento de medida socioeducativa.

Nesta sexta-feira (10.09) a arquiteta da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, Fernanda Paula Bortolato, visitou, junto com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho; secretário adjunto de Justiça, tenente-coronel PM Wilquerson Felizardo Sandes e a superintendente do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, Lenice dos Santos, o terreno onde será edificada a unidade.

Serão investidos quase R$ 8 milhões provenientes dos Governos do Estado e Federal na construção da unidade diferenciada, que terá dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, área para os profissionais da saúde, centro ecumênico, piscina semi-olímpica, escola, quadra coberta e de areia, além de oficinas para capacitação e ressocialização dos adolescentes.

“O projeto contempla tudo que o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) exige. Uma coisa interessante dessa obra são os alambrados, que irão substituir os muros em torno da unidade. A ideia está sendo aplicada nas novas unidades socioeducativas do Brasil e é algo novo, que vem para quebrar a ilusão de que tudo pode acontecer dentro da unidade e ninguém vê”, disse a arquiteta da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, Fernanda Paula Bortolato.

Segundo ela, a ideia é que a unidade possa ser não apenas um local para os adolescentes cumprirem medida, mas também para que eles continuem os estudos, tenham momento de lazer e sejam capacitados para quando retornarem ao convívio social.

O terreno é enorme. Temos bastante espaço para lazer e atividade física, o que é importante no processo de ressocialização”, destacou Fernanda.

A meta é que essa unidade de Várzea Grande seja exemplo para todo o Brasil. “Temos algumas unidades no país que já são exemplo. E Mato Grosso está absorvendo o que tem de melhor em todas elas e implantando nessa nova unidade do Estado. O projeto contempla também adolescentes Portadores de Necessidades Especiais, que é uma concepção arquitetônica inteligente”, completou a arquiteta.

Para o secretário Diógenes Curado, a construção da Unidade Socioeducativa em Várzea Grande é um avanço na área da Segurança no Estado. “A nova unidade vai ajudar muito na redução da criminalidade e no tratamento do menor infrator, que ainda existe uma crítica muito grande no Brasil em relação a isso”, falou Diógenes.

A unidade de Várzea Grande terá 44 vagas com possibilidade de ampliação para 90, que é o limite máximo estipulado pelo Sinase. O centro Socioeducativo de Cuiabá continuará funcionando, apenas a parte nova. “A parte antiga será demolida, e no restante da estrutura serão implantadas oficinas, centro ecumênico e centro cultural”, disse a superintendente do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, Lenice dos Santos.

Atualmente existem três unidades socioeducativas no Estado: Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. Além de Várzea Grande, a Sejusp prevê a construção de mais três unidades nos municípios de Tangará da Serra, Sinop e Barra do Garças.

Além da visita a obra do Socioeducativo de Várzea Grande, a arquiteta da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, Fernanda Paula Bortolato, também visitou, na última quarta-feira (08.09), a unidade de Rondonópolis e na quinta (09.09) conheceu a estrutura do Centro Socioeducativo de Cuiabá e realizou um sobrevôo para registrar o conteúdo arquitetônico da unidade da Capital para elaboração de possíveis projetos de revitalização. A unidade Socioeducativa de Várzea Grande deve ser inaugurada em junho de 2011.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22433/visualizar/