Força tarefa por Marcelândia chega a Portugal
A força tarefa iniciada pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no dia seguinte ao incêndio que assolou o município de Marcelândia (distante 710 km da Capital) teve resultados positivos e repercussão internacional. Um casal de Portugal doou à Instituição um cheque nominal no valor de US$ 100.
O casal Altar, moradores de Santarém (Portugal), enviou à sede da Defensoria Pública o cheque do Banco Bank of América na data de hoje (08.09). Essa ação teve objetivo de prestar auxílio às centenas de famílias vítimas da tragédia e foi idealizada pelo Defensor Público Nelson Gonçalves de Souza Junior, da Comarca de Peixoto de Azevedo.
Os núcleos da Instituição em diversas Comarcas se engajaram na campanha e também começaram a arrecadar donativos para serem enviados aos desabrigados.
A Defensoria contou com o apoio da população Mato-grossense na doação de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, móveis, utensílios, remédios e materiais de construção para os moradores da cidade onde o fogo devastou 80% do Distrito Industrial e mais de 100 casas.
A parceria com a Defesa Civil e Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) possibilitou ampliar a arrecadação e fazer a distribuição dos donativos.
O núcleo da Defensoria Pública em Paranaíta (900 km de Cuiabá), contando com o apoio da Prefeitura Municipal e com toda sociedade civil organizada, em cinco dias conseguiu arrecadar mais de quatro toneladas de donativos.