OAB-VG solicita informações sobre obras de unidade penal e do socioeducativo
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, recebeu a visita da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Várzea Grande (OAB-VG), Flávia Petersen Moretti, e naa oportunidade, a representante da entidade solicitou ao titular da Sejudh informações sobre o andamento das obras da unidade penitenciária que está sendo construída no município, bem como a situação do prédio que abrigaria o socioeducativo da cidade.
Dorilêo informou que a unidade penitenciária de Várzea Grande já começou a ser construída. Ela tem capacidade para abrigar 1.008 recuperandos, número que pode ser ampliado para receber 1.500 apenados. O investimento total é de R$ 24 milhões, explicou Dorilêo.
A respeito do prédio que abrigaria o socioeducativo de Várzea Grande, o titular da Sejudh esclareceu que fará a sugestão para que o governo transforme-o em um aparelho público que melhor atenda a comunidade, tendo em vista que ele não tem mais condições de abrigar um centro socioeducativo. “Para readequá-lo de forma que possa receber um centro socioeducativo, precisaríamos investir algo em torno de R$ 15 milhões, e já foram gastos naquela obra, pelo governo anterior, cerca de 7 milhões. Será melhor reaproveitar o prédio e abrir ali um posto de saúde ou um posto policial, ou quem sabe uma creche”.
Flávia Moretti destacou que solicitou informações ao Executivo para poder argumentar e cobrar tomadas de decisão do Judiciário. “Precisamos saber o que está acontecendo, ficar a par do andamento de nossas demandas, para saber de qual poder solicitar as providências que culminem na solução de problemas que a sociedade várzea-grandense vem enfrentando, como a violência”.
A presidente da OAB-VG questionou Dorilêo sobre mecanismos que possam auxiliar o órgão a atingir seus objetivos. Fortalecer o Conselho da Comunidade e trabalhar por meio dele tem rendido boas experiências em diversos municípios, o estado tem se beneficiado enormemente destas parcerias e conseguido executar obras e reformas devido a atuação do Conselho junto a sociedade.