Workshop abre discussão sobre segurança na Copa em Cuiabá
O alerta foi feito nesta terça-feira (31.08) pelo diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014 (Agecopa), Carlos Brito, na abertura do Workshop Programa de Proteção e Segurança Cuiabá 2014. O evento reúne representantes de todas as forças de segurança estaduais, além de profissionais renomados e consultores especializados em segurança de eventos de grande porte.
“Proteger a vida de todos os participantes e visitantes que estarão em Cuiabá durante a Copa 2014 é um desafio que precisa ser enfrentado por todos e para atingir este objetivo estamos iniciando esta discussão com todos os agentes públicos, através deste workshop que permite a troca de experiências e de ideias para a construção da segurança da Copa do Pantanal”, destacou Carlos Brito.
O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado, destacou a importância da integração entre as forças policiais e os gestores públicos para que a Copa em Cuiabá transcorra em absoluta normalidade. Ele lembrou que Mato Grosso já entrou em campo criando uma comissão especial com a finalidade de coordenar este trabalho de organização da segurança, além do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que já atua em parceria com as prefeituras e a própria Agecopa.
O secretário ressaltou ainda a necessidade de aumento do efetivo policial, iniciada pelo Governo por meio da realização do recente concurso público.
Legados
O diretor de Infraestrutura da Agecopa lembrou que a Copa em Cuiabá deixará um legado importante também na área de segurança, por meio da capacitação e melhoria da remuneração dos policiais, por exemplo.
“As ações de segurança também são indutoras do desenvolvimento econômico e social e já temos uma grande empresa russa anunciando a construção de uma fábrica de veículos e softwares em Cuiabá, atraída pelas oportunidades que se abrem com a Copa do Pantanal”, ressaltou Brito.