Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 10:59
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Abertura da 4ª Semana de Ressocialização no Hotel Mato Grosso, com o secretário Diogenes Curado
Abertura da 4ª Semana de Ressocialização no Hotel Mato Grosso, com o secretário Diogenes Curado

Animados pelo som da Banda Cazulu, grupo musical formado por reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), as aproximadamente 150 pessoas entre elas estudantes, empresários, servidores do Sistema Prisional e reeducandos, puderam acompanhar a solenidade de abertura da 4ª Semana Estadual de Ressocialização, que acontece entre os dias 26 e 27 de agosto no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

Com o tema ‘Sensibilizar para Ressocializar’, o evento tem o objetivo de promover discussões, reflexões e ações que promovam novos rumos à recuperação dos homens e mulheres que cumprem pena no Sistema Penitenciário em Mato Grosso.

A presidente da Fundação Nova Chance (Funac), instituição que cuida da ressocialização em Mato Grosso, Neide Mendonça, explica a importância do evento para Funac e para a sociedade. “Realizar a Semana da Ressocialização é muito satisfatória. Aqui temos a oportunidade de debater e fazer uma reflexão do que já foi feito e do que precisamos fazer. Avaliar se estamos no caminho certo e criar novas propostas de ações que a Fundação possa desencadear dentro das unidades prisionais”, disse.

Durante os dois dias, o encontro vai promover debates, mesas rondas, painéis e palestras com temas voltados para a importância da ressocialização. Ainda na Semana, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto os artesanatos produzidos por reeducandos. Telas, madeiras esculpidas, telhas decorativas, bolsas femininas e tapetes de crochê são alguns dos produtos que estão sendo expostos no evento.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, lembrou que oferecer uma nova chance para os homens e mulheres que cumprem pena é uma filosofia dentro do Sistema Penitenciário em Mato Grosso. “O Sistema Prisional tem a função de ressocializar o cidadão, e desenvolvemos esse trabalho por meio da educação e capacitação”, destacou Diógenes.

“Um exemplo de reinserção social é a parceria que fizemos com a AgeCopa, que contratou reeducandos para trabalharem nas obras da Copa 2014. Esse é um projeto muito importante para que o preso possa ser recuperado e não haja mais reincidência no sistema prisional”, disse o secretário.

A 4º Semana de Ressocialização é uma iniciativa da Sejusp, por meio da Fundação Nova Chance, e em parceria com a Escola de Governo, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22585/visualizar/