Reunião define estratégias para abastecimento da Central de Comercialização
Para definir estratégias e organizar a produção e comercialização de frutas, legumes e verduras nos municípios do território da Baixada Cuiabana foi realizada reunião na quarta-feira (25.08), no auditório das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB), com os secretários de agricultura, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), superintendência do Banco do Brasil e outros. Com objetivo de apoiar a Central de Comercialização, visando o fortalecimento da agricultura familiar.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva ressalta que para o bom funcionamento da Central de comercialização, localizada em Várzea Grande, é necessário planejar a produção com os agricultores dos 14 municípios e garantir produção o ano todo. Ele acredita que, com a utilização de tecnologia apropriada e linhas de crédito para custeio da produção, o produtor vai produzir com qualidade e nos padrões exigidos pelo consumidor. “O espaço da Central de comercialização existe e somos todos responsáveis por esse processo”, declara Silva.
O secretário de Agricultura do município de Poconé, Tatá Amaral, que participa desde o primeiro dia de funcionamento da Central de Comercialização, espera que o produtor tenha acesso às linhas de crédito para liberação de recursos, a fim de fomentar a produção na região, e o escoamento da produção seja feito pelo governo do Estado. O secretário de Agricultura de Chapada dos Guimarães, Marcos Sguarezzi fala que para o fortalecimento da cadeia produtiva é necessário também a capacitação dos agricultores, mecanização e irrigação das propriedades.
O supervisor regional da Empaer, Vico Capistrano comenta que durante a reunião os participantes levantaram alguns pontos tais como, regulamentar os dias de funcionamento da Central de Comercialização, necessidade de capacitar os produtores rurais, priorizar a produção dos produtos mais consumidos pela população, disponibilizar linhas de crédito junto ao Banco do Brasil e que os municípios vão elaborar um plano de ação com capacitação e assistência técnica e extensão rural aos produtores.
Participaram do evento, o presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, diretor técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, gerente de desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil, Márcio Alexandre, gerente de desenvolvimento econômico da AMM, Edson Justino, superintendente da OCB, Adair Mazzoti, secretário adjunto de desenvolvimento rural, Cloves Figueiredo Cardoso, Coordenador do Fórum municipal, Nicomedes Rodrigues da Costa, secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Carlos Dorileo, diretor da agricultura de Cuiabá, Geraldo Donizetti e outros.