Na base da raça, Verdão despacha o Vitória
O Palmeiras venceu o Vitória por 3 a 0 e conquistou a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, no Pacaembu, o torcedor viu um time voluntarioso, que conseguiu virar após derrota por 2 a 0 no primeiro jogo, no Barradão. Como nos bons tempos da primeira passagem de Felipão pelo Verdão, a torcida pôde fazer a festa com os jogadores após a sofrida virada em noite especial para o goleiro Marcos, que completou 500 jogos pelo clube.
Assim como fez contra o Atlético-PR, o Palmeiras foi a campo com três zagueiros e cinco volantes, sendo Rivaldo na ala esquerda, Márcio Araújo na direita e Tinga um pouco mais avançado. O Vitória jogou no tradicional 4-4-2, mas com postura defensiva, quase não deu trabalho para Marcos.
O ataque alviverde começou lento com Tadeu e Luan. As jogadas que levaram perigo foram ou com jogo aéreo - em uma delas Tadeu cabeceou bola na trave - ou em falhas da defesa baiana.
O primeiro tempo caminhava para um 0 a 0 tranquilo para o Vitória, que tinha boa vantagem. Só que no último minutos a defesa rubro-negra falhou na saída de bola e Tadeu acabou entrando sem marcação na área e chutou, Viáfara ainda tocou na bola, mas ela parou na rede.
Apoiado pela torcida, que fez festa desde o começo da partida, o Palmeiras voltou pressionando na segunda etapa, mas cheio de volantes, continuou sem qualidade no passe final.
Mas a pressão acabou dando certo e o Verdão contou novamente com uma falha da defesa rival. E foi uma enorme trapalhada: Viáfara saiu do gol para se antecipar ao ataque palmeirense, mas acabou preso rente à linha lateral e, em vez de mandar para fora, chutou para frente. Não deu outra, o Palmeiras roubou a bola e lançou para Márcio Araújo, que chutou forte. A defesa tirou mal e a bola sobrou para Tadeu, que aos 12, fez mais um.
A partir daí o Palmeiras foi melhor em campo. O Vitória, desesperado, torceu pelo fim do jogo, mas aos 44, Marcos Assunção conseguiu a virada na soma dos placares, e com um golaço. Em cobrança de falta, acertou o ângulo de Viáfara e correu para o abraço.
O Vitória ainda tentou uma pressão nos instantes finais, mas atordoado, nada pôde fazer para marcar o gol e seguir na competição.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 3 X 0 VITÓRIA
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 19/8/2010 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Dibert Pedrosa Moisés (SC)
Público e renda: 21.950 pagantes / R$ 437.422,00
Cartões amarelos: Ricardo Conceição (VIT)
GOLS: Tadeu, 47"/1ºT (1-0); Tadeu, 12"/2º (2-0); Marcos Assunção, 44"/2ºT (3-0)
PALMEIRAS: Marcos, Danilo, Fabrício (Ewerthon, 14"/2ºT) e Maurício Ramos; Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo: Luan e Tadeu (Patrik, 24"/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
VITÓRIA: Viáfara, Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Thiago Humberto e Ramon (Neto Coruja, 14"/2ºT) (Renato, 31"/2ºT); Schwenck (Júnior, 17"/2ºT) e Elkeson. Técnico: Toninho Cecílio.