Aprosoja está no 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Pela primeira vez Cuiabá é sede do 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que está sendo realizado de 15 a 19 de agosto de 2010, no Centro de Eventos do Pantanal. A Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) é uma das entidades patrocinadoras do Congresso. No dia 17 de agosto a partir das 8 horas no auditório das Flores, piso da Terra, o presidente da entidade Glauber Silveira será coordenador no painel “Situação atual, perspectivas e desafios no manejo da ferrugem asiática”. A palestrante será a coordenadora do Consórcio Antiferrugem Cláudia Godoy.
No dia 19 de agosto a partir das 16h30 no auditório das Borboletas, piso do Sol, a Aprosoja coordenará a sessão oral “Depoimento de Produtores de Soja”.
Interação - A Aprosoja também terá um estande interativo no evento em que os participantes poderão conhecer vários produtos feitos a base de soja e entender os usos da oleaginosa tanto na alimentação animal, quanto na alimentação humana, na geração de energia e para outros fins, como por exemplo, na fabricação de cosméticos, tintas entre outros produtos.
Na plataforma do estande ainda será apresentado o Programa Agronegócio Solidário, onde serão também distribuídas bebidas a base de soja. Atualmente a Aprosoja distribui, diariamente, bebidas de sabores morango e laranja a 10 mil crianças e idosos em Cuiabá e Várzea Grande.
Um público diferenciado também está sendo atendido pelo Programa Agronegócio Solidário: são meninos e meninas em tratamento no Hospital do Câncer e na Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC).
O espaço ainda contempla um painel com os números da oleaginosa, como por exemplo, municípios do Estado em que a produção de soja contribuiu para o avanço no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), números da produção sustentável de soja, entre outros.
Sobre o Congresso - O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Fitopatologia e realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).
O Congresso tem como tema central "Fitopatologia no Agronegócio", e tem como objetivos debater e esclarecer aspectos que favoreçam a agricultura sustentável, a inovação tecnológica e o agronegócio através do diagnóstico eficiente de fitopatógenos com o uso de "ferramentas biotecnológicas", o manejo e controle racional e economicamente viável dos agentes associados à doenças de plantas.
Durante o evento será possível ainda ampliar a discussão sobre a evolução e direcionamento da área de fitopatologia no cenário nacional e internacional com destaque para a preocupação com a saúde dos trabalhadores rurais, produtores e dos consumidores.
O funcionamento do estande nos dias 16,17 e 18 de agosto será de 9h às 18h. No último dia do Congresso, quinta-feira (19.08), o estande estará aberto ao público de 9h às 19h.