Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 10:31
Por: ENEÍDES MARTINS

    Imprimir


Edson Rodrigues
Foram realizados testes práticos no período diurno e noturno, simulando incêndio em aeronaves, resgate de vítimas
Foram realizados testes práticos no período diurno e noturno, simulando incêndio em aeronaves, resgate de vítimas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou uma inspeção no Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Várzea Grande, no fim do mês de julho, para atestar a capacidade operacional do serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio realizado pelo Corpo de Bombeiros na localidade. O Atestado de Capacidade Operacional (ACOP) faz parte dos requisitos para a certificação funcional dos aeroportos brasileiros.

Os critérios que regulam os serviços são de observância obrigatória para os operadores de aeródromos civis abertos ao público, compartilhados ou não. No exame foram avaliadas as condições da estrutura física da Seção Contra Incêndio (SCI), os materiais disponíveis para emergência aeronáutica, as viaturas especificas para o atendimento dentro do aeroporto, a qualificação profissional no serviço diário dos militares e, os conhecimentos dos bombeiros sobre as principais aeronaves que operam no aeródromo.

Foram realizados testes práticos no período diurno e noturno, simulando incêndio em aeronaves, resgate de vítimas, procedimentos de combate a incêndio e salvamento, para em casos de acidentes, os militares realizarem o posicionamento e a intervenção correta e imediata na pista.

Foram avaliados individualmente os condutores dos Carros de Contra Incêndio (CCI), que responderam questões referentes à operação, condução e manutenção. Os chefes de equipes também foram avaliados sobre a coordenação do grupo de serviço, conhecimento operacional, tomadas de decisões e em conhecimento operacional.

De acordo com o comandante da SCI, tenente Fernando Duarte Santana, o relatório completo e final sobre o resultado da inspeção para a concessão do ACOP deve sair até o fim deste mês. “Antecipo que em relatório preliminar, a parte operacional da Seção demonstrou conhecimento dos procedimentos operacionais indicados para acidentes aeronáuticos, das legislações especificas, conhecimento das principais aeronaves, além de se destacarem nos simulados práticos”. Informa.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel, acredita que o bom desempenho dos militares da SCI, é o resultado da retomada da parceria positiva realizada com a Infraero em 2007, quando os bombeiros reassumiram as atividades de contraincêndio. “Deixamos de operar no aeroporto no período de 2004 a 2007, novamente retomamos as atividades de bombeiro de aeródromo, nos qualificamos e mantemos nosso conhecimento com instruções práticas e teóricas”, finaliza.

Aeroporto Internacional Marechal Rondon – a pista de pouso e decolagens foi inaugurada em 1956. Em fevereiro de 1975, a Infraero assumiu a administração do aeroporto e deu início à execução de várias obras para atender as necessidades do complexo aeroportuário. Possue uma área de 7.276.919,98 m² , uma pista com dimensões de 2.300 x 45m e estacionamento com 32 posições para aeronaves.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22835/visualizar/