Governo recebe relatório do Programa Rede Cidadã
O programa Rede Cidadã se firma como uma ação de política pública do Governo do Estado de combate à criminalidade. O crime é a ação consumada, e será combatido pelas instituições preparadas para isso, como as Polícias Militar e Judiciária Civil.
O Rede Cidadã desenvolve trabalhos de prevenção da violência, através do combate ao consumo e tráfico doméstico de drogas, à prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e à violência contra a mulher, bem como o resgate de valores.
Segundo a tenente-coronel, o Programa trabalha com três pilares: o primeiro, a conduta das pessoas (combatendo a violência doméstica); segundo, o espaço público (saber se aquele espaço eleva a autoestima das pessoas), e terceiro, o cumprimento das normas (aplicação da legislação pertinente). Na questão da conduta das pessoas, quem vai dizer se uma família se encontra em situação de vulnerabilidade social e própria comunidade.
A Polícia Militar, de acordo com Zózima, participa ativamente do programa, através de seus profissionais, fazendo visita e acompanhamento dessa família. Essa visita acontece quando se descobre que uma criança não está indo na escola ou mesmo fazendo o trabalho infantil.
O Rede Cidadã tem como parceiros a Secretaria de Estado de Educação, a Polícia Militar e, mais recentemente, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, que assinou o protocolo de participação. O objetivo é ter a participação do Judiciário e outros órgãos.
Desde sua criação, o Programa Rede Cidadã tem se destacado entre as ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e se firma como uma política do Governo de Mato Grosso.
A líder comunitária, Macsuelen Soares relatou que com a ajuda do Rede Cidadã está desenvolvendo um trabalho com 200 crianças em parceria com o comando do 3º Batalhão e o Grêmio do 3º Batalhão, onde acontecem as práticas esportivas.