Sai edital de licitação da duplicação da BR-163
O Diário Oficial da União publicou na quarta-feira (28.08) edital de licitação para a duplicação dos 45 quilômetros da BR-163 entre Rosário Oeste e o Posto Gil. Com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes espera começar a obra em 90 dias. O projeto prevê investimentos de R$ 223 milhões para a construção de uma nova pista de duas faixas de rolamento com 3.6 metros de largura e acostamento de 3 metros, três viadutos (um na travessia urbana de Rosário Oeste, outro no acesso a Nobre e o terceiro no Posto Gil, acesso a Diamantino) e o pavimento rígido (concreto) nas pistas da Serra da Caixa Furada, num total de 9 km (a exemplo do que foi usado na Serra de São Vicente). Estão previstas também a construção três pontes sobre os rios Nobres, Serragem I e Serragem II.
A publicação do edital foi comemorada pelo deputado federal Wellington Fagundes, que tem atuado na viabilização da obra junto ao Ministério dos Transportes e o Dnit. Segundo ele, a duplicação da BR-163 deverá contemplar todo o trecho de 400 km entre o Posto Gil e Rondonópolis, onde a rodovia se sobrepõe à BR-364 e BR-070. “Essa é uma das mais importantes obras rodoviárias do Brasil e conta com o apoio do presidente Lula”, diz Wellington.
Além dos 45 km que serão duplicados neste primeiro momento entre o Posto Gil e Rosário Oeste, a rodovia já recebe obras na travessia urbana em Rondonópolis e Jaciara, na região Sul do Estado. Já no trecho da Serra de São Vicente, as obras de duplicação também utilizam o pavimento rígido, que garante mais durabilidade à pista.
Para o parlamentar, a publicação do edital de licitação deste primeiro trecho foi possível graças à transferência de responsabilidade da liberação da Licença Ambiental para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o que deve ser adotado para os demais trechos.
“Nos demais trechos, o Dnit já vem realizando as audiências públicas”, conta Wellington, que ressalta o trabalho do diretor geral do órgão, Luiz Antônio Pagot, na liberação de recursos para obras em todas as rodovias federais que cortam Mato Grosso.