Confiança dos brasileiros está acima da média
Os brasileiros estão mais otimistas em relação à queda da inflação, expansão da renda pessoal, melhoria da situação financeira e redução no endividamento. A informação é do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 5 de julho. Com as expectativas positivas dos consumidores, o INEC subiu 4,1% em junho ante o mesmo mês do ano passado. O Índice está 5,6% acima da média histórica.
Com uma alta de 1,7%, a expectativa sobre a queda da inflação foi o indicador que teve o maior aumento em junho na comparação com maio de 2010. Os consumidores também afirmaram estar menos endividados e com situação financeira melhor. O índice de situação financeira cresceu 6,8% e o de endividamento aumentou 4,9% no período. O indicador de renda pessoal teve elevação de 0,7% de maio para junho.
Mas os brasileiros estão menos otimistas em relação ao emprego. O índice de expectativa de desemprego teve redução de 3% em junho na comparação com maio, o que mostra o aumento do pessimismo do consumidor em relação à oferta de trabalho. Mesmo assim, a expectativa em relação ao emprego está 7,2% acima da de junho de 2009.
Outro indicador que teve queda foi o de compras de bens duráveis. Após ter se mantido estável por dois meses consecutivos, o índice caiu 0,8% em junho na comparação com maio. Mas continua 2,7% acima do registrado em junho de 2009.
O INEC, que tem base fixa 100, foi feito a partir de entrevistas com 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de junho.