O PAÍS DOS IMPOSTOS
Não há dúvida que em nosso país a carga tributária é muito alta, porém poucos entendem seu real motivo.
Entender o nosso sistema tributário não é tarefa simples, mas, por outro lado, não é preciso ter formação técnica para conhecer o peso dos tributos. O assunto faz parte da rotina do cidadão brasileiro. Todos sentem no bolso a mão pesada do Estado.
Algumas pesquisas realizadas recentemente mostram que o Brasil é um dos países onde mais se pagam impostos e gasta-se tempo com as obrigações tributárias: mais de duas mil horas por ano.
No livro “O País dos Impostos”, lançado pela Editora Saraiva, este tema é explanado amplamente e aponta alguns motivos para esta alta carga tributaria, tal como a existência de inúmeros tributos, e o processo de recolhimento moroso e burocrático, o que gera mais gastos para as pessoas físicas e jurídicas e acarreta maiores gastos “líquidos” e “brutos”.
Em linguagem absolutamente informal, o autor Dávio Antonio Prado Zarzana escreveu a obra que, em suas palavras, é “fruto do inconformismo com o cenário da tributação no Brasil”.
Sobre o autor:
Dávio Antonio Prado Zarzana é bacharel em Direito pela USP, bacharel em Economia e Contabilidade pela UNIMAR, Ex-professor de Planejamento Tributário do curso de pós-graduação da FGV, membro ativo da American Chamber of Commerce. Coordenador do Comitê de Planejamento Tributário e advogado.
O PAÍS DOS IMPOSTOS
Dávio Antonio Prado Zarzana
Editora Saraiva, 1.ª edição, 2010, brochura, 224 páginas, R$ 50,00