Trabalhadores de MT embarcam para competição mundial, na Estônia
Os trabalhadores de Mato Grosso Aderson Kunz, da BMF Madeiras (Sinop), Luiz Pedro Ribeiro, o Pepeu, da Milan Flex (Cuiabá) e Wagner de Souza, dos Correios (Sinop) embarcam hoje (30-6) para Tallin, na Estônia, para participar dos Jogos Mundiais do Trabalhador, que acontece de 1º a 8 de julho. Os atletas farão parte da delegação do Serviço Social da Indústria (Sesi), composta por 153 pessoas, que representará o Brasil na competição internacional. Os mato-grossenses participam, respectivamente, nas modalidades tênis de mesa, natação e atletismo.
Os Jogos Mundiais do Trabalhador são promovidos pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT) e o Sesi participa da competição desde 1995, levando competidores do setor industrial brasileiro que foram classificados na fase nacional dos Jogos do Sesi, considerado o maior evento esportivo classista do país. Este ano, a etapa classificatória para o mundial ocorreu no mês de abril,
A delegação brasileira será composta por 153 industriários e vai estar presente nas provas de atletismo, natação, vôlei de areia, voleibol, tênis, futebol, tênis de mesa e xadrez. Esta será a maior participação da história do Sesi em competições internacionais. O evento é considerado uma espécie de Olimpíada dos trabalhadores e terá a participação de 22 países e 12 modalidades.
Nos Jogos Nacionais do Sesi, fase classificatória para o mundial, o trabalhador Pepeu venceu as três provas de natação que competiu e ficou com o ouro nos 400m Livre, 50m Borboleta e 50m Costa, na categoria 16+. Pepeu já participou dos Jogos Mundiais em 2008, quando foi realizado em Rimini, na Itália. Já para Aderson Kunz e Wagner de Souza, a classificação para o mundial é uma novidade. Aderson ficou em terceiro lugar na modalidade tênis de mesa, e Wagner em segundo no atletismo, na prova salto em altura.
A atleta do tênis Helena Fernandes também conseguiu a classificação na fase nacional, mas não participa do mundial. O coordenador de Lazer do Sesi-MT, Sandro Abrão, viaja junto com os trabalhadores mato-grossenses para acompanhar as provas em Tallin.