Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Terça - 29 de Junho de 2010 às 09:04
Por: DANIELLE CUNHA

    Imprimir


O verde da vegetação é a predominância, um lugar lindo aos olhos de quem vê. Essa é a definição da Serra Azul, localizada no município de Barra do Garças (a 509 Km a Leste de Cuiabá), e que é um braço da Serra do Roncador, conhecida como grande ponto do turismo místico e que tem esse nome devido roncos que o vento produz ao penetrar pelas aberturas dos paredões de pedra.

Atrativo para turistas e curiosos da história, a intenção de movimentar o turismo levou a criação de um Discoporto, uma aeroporto para discos voadores, que foi construído no alto da Serra Azul, um lugar que hoje se transformou em roteiro para turistas e místicos por acreditarem que por ali sobrevoam objetos voadores não identificados (óvnis). “

O turista de Boa Vista (RR), André Feitosa, 26 anos, disse que está sendo uma novidade para ele conhecer as belezas de Barra do Garças. “Estou maravilhado, é um lugar diferente. É uma satisfação estar aqui”, disse empunhando uma filmadora para registrar as imagens montadas no Discoporto com desenhos alusivos aos discos voadores.

Segundo o ajudante de obras, Wender de Oliveira, 30, muitas pessoal visitam a atração turística, acreditando ou não em óvnis. Ele mesmo diz acreditar e ter visto algumas vezes luzes pelo lugar. “Eu acredito que aparecem as luzes que já vi por aqui, meus sobrinhos também já disseram que viram disco voador. Tem muita gente que não acredita, mas todos, acreditando ou não, vem até aqui para conhecer o local”, contou Wender.

POLO DO TURISMO

Barra do Garças é um polo do turismo regional. O município, que é banhado pelos rios Araguaia e Garças e fica localizada no centro geodésico do Brasil, possui dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. As principais ficam na Serra Azul, onde se encontra também o mirante do Cristo Redentor, de onde os turistas avistam toda a cidade e as praias paradisíacas de água doce. O município conta também com várias cachoeiras.

Edson Rodrigues/Secom-MT
Rio Araguaia em Barra do Garças, onde acontece o governo Itinerante

A auxiliar de escritório, Viviane Fernandes, que veio para Barra do Garças concluir seus estudos, acentuou o grande fluxo de turistas que a cidade recebe, principalmente durante o festival de praia, evento que faz parte do calendário oficial do município. “A movimentação aqui é muito grande durante esse período. Vem gente de todo Estado e de outros também”, afirmou Viviane ao ressaltar que nas épocas de alta temporada ela procura sempre um meio de melhorar sua renda, fazendo sanduíches naturais. “Por aqui todo mundo sai ganhando: os hoteis, bares e restaurantes e pessoas como eu, que se viram pra ter sempre um dinheirinho a mais no bolso. A economia da cidade aumenta e fica todo mundo feliz”.

INVESTIMENTOS

Devido ao grande potencial que o município apresenta o Governo do Estado tem destinado recursos para o melhor desenvolvimento da região. Por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) houve o repasse para a prefeitura de mais de R$ 560 mil, que serão destinados para obra de estruturação do aeroporto do município, A obra faz parte de um convênio no qual o Estado fica responsável em fornecer o recurso e o Município em fazer o transporte do material bruto (brita) do município de Água Boa até Barra do Garças e realizar o processo licitatório para a escolha da empresa que tocará os trabalhos.

O aeroporto da cidade se torna importante na medida em que a procura pelos pontos turísitcos locais aumentam e fomentam a economia local. Para Benedito da Costa Leite, investimentos no aeroporto são de grande valia para que mais turistas visitem a cidade. “Aos pouco estamos crescendo. Já fomos até destaque em rede nacional. Não achei que fosse viver para ver Barra do Garças se desenvolver assim, tão rápido”, disse.

Há pouco mais de três meses o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, esteve em Mato Grosso, onde apresentou projetos e investimentos do Ministério do Turismo para a Copa 2014 e infra-estrutura turística no Estado. Acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques o secretário visitou as cidades de Chapada dos Guimarães, Nobres, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Barra do Bugres, Jaciara, Rondonópolis encerrando a agenda em Cuiabá.

MAIS AÇÕES E INVESTIMENTOS

Conhecida também como Portal da Amazônia, cujo marco é o obelisco na entrada da cidade, Barra do garças será a sede do Governo itinerante nesta terça-feira (28.06). É nesse cenário turístico, onde as belezas naturais estão quatro quilômetros do centro da cidade, que sairão grandes investimentos destinados a toda região Leste de Mato Grosso.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23152/visualizar/