Mutirão da Defensoria leva cidadania e orientação jurídica à população
Durante todo o dia de hoje (19.05) dezenas de profissionais da Defensoria Pública do Estado e instituições parceiras como a Politec, Banco do Brasil, Delegacia Regional do Trabalho e da Mulher prestam atendimento à população nas duas principais praças públicas de Cuiabá, Alencastro e Ipiranga. Para dona Maria da Guia Dutra Luis, o evento não só presta serviços na área jurídica como promove cidadania à população carente.
“Eu saí lá do Tijucal e vim tirar a segunda via da minha carteira de identidade, quero fazer meu CPF também, porque muitas pessoas pensam assim: ‘são só 5 reais para tirar o documento’. Mas, pra mim hoje, cinco reais faz falta e eu uso esse dinheiro para outra coisa”, disse a funcionária pública municipal, que aos 58 anos quer na segunda via do RG seu novo estado civil. “Fui casada por 32 anos e meu marido quis ir embora, depois de um ano do nosso divórcio é que vou conseguir tirar minha documentação nova, agora o nome de solteira de novo”, declarou Maria sorrindo e fazendo planos de viajar assim que se aposentar.
Assim como a Dona Maria, centenas de pessoas procuraram os estandes da Defensoria Pública a fim de regularizar a documentação, buscar auxílio e orientação jurídica para casos de guarda, pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade. “Na verdade em contato direto com a população podemos perceber que perto dos problemas deles, os nossos são pífios. Nosso principal objetivo com essas ações é trazer a satisfação ao assistido e a certeza de que aquilo que parecia um grande problema para ele, para nós bastou um encaminhamento e a certeza de que ele sairá daqui (em casos de documentação) ou do Núcleo Especializado da Defensoria (em casos de processos judiciais) com a solução”, explicou o SubDefensor-Público Geral, Dr. Silvio Jéferson de Santana.
Já o Defensor-Público Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, que percorreu durante todo o dia as duas praças de Cuiabá, a Defensoria tem buscado exercer as atividades de forma a levar ao cidadão serviços públicos afetos à cidadania. Mendes lembra que nesse sentido, a aquisição da "Van Cidadã", promoverá essa inclusão social levando aos bairros mais carentes o serviço que hoje está sendo oferecido nas praças.
“A van é equipada com sistema de ‘Gabinete Itinerante’, munido de lap-tops, acessibilidade a internet e sistema de alimentação por baterias que possibilitará sua utilização em todos os rincões do Estado”, finalizou Djalma Sabo Mendes Júnior.