Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ACIDENTE
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 13:25
Por: Gabriela Deraco

    Imprimir


Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, realizado ao longo de seis anos, aponta que anualmente 986 pessoas, em média, já sofreram acidentes com rede elétrica dentro de casa. Desse total, 323 foram fatais, 278 apresentaram lesões graves e outras 385 com lesões leves.

O caso mais recente aconteceu na cidade de Tubarão – SC, em abril deste ano, quando a professora Ivonete Borges Rigo, de 35 anos, e a filha de 4 meses morreram após levar um choque elétrico com um secador de cabelos, enquanto manuseava o equipamento no banheiro, com a filha no colo.

Especialistas do Programa Casa Segura afirmam que esse problema poderia ter sido evitado com a instalação adequada de sistema de aterramento e do DR (dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual), principalmente utilizado em circuitos elétricos localizados em áreas molhadas. Esse equipamento desliga em milisegundos a energia de equipamentos que apresentem a menos possibilidade de perigo.

 

O Programa Casa Segura recomenda sete passos bastante simples na manutenção das instalações elétricas para evitar essas  ocorrências trágicas:

1.      Faça o aterramento nos circuitos elétricos;

 

2.      Não utilize benjamins, tomadas em T  ou outro tipo de extensões para evitar sobrecarga na rede e possível curto-circuito;

 

3.      Não utilize instalações elétricas provisórias ou precárias (gambiarras); 

4.      Utilize os disjuntores do tipo DR (dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual) nos circuitos elétricos, especialmente em áreas molhadas ( banheiro, cozinha e lavanderia);

 

5.      Obedeça as normas da NBR 5410-Instalações Elétricas de Baixa Tensão;

 

6.       Realize periodicamente manutenção preventiva nas instalações elétricas, pois as instalações possuem vida útil limitada;

 

7.      Procure um profissional habilitado e credenciado para reparar as instalações.

 Para saber se a sua casa precisa de reparos elétricos,fique atento aos seguintes sinais: tomadas e interruptores que esquentam; quedas freqüentes do disjuntor; geladeira que pára de funcionar por alguns instantes; fios e cabos derretidos; mau cheiro e fumaça.

O Programa Casa Segura também recomenda especial atenção as áreas críticas como cozinha e banheiros (onde água e eletricidade são manuseadas); não utilizar equipamentos elétricos quando estiver descalço ou com pés úmidos; desconectar da tomada equipamentos portáteis quando não utilizados e providenciar tampas para as tomadas para evitar o contato com crianças.

O Programa Casa Segura realiza periodicamente levantamentos sobre a situação das instalações elétricas em diversos estados. Entre 2006 e 2009 apresentou relatório informando que 98% das edificações pesquisadas no Brasil em amostragem não tinham condutor de proteção – o fio terra em edificações antigas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.

Os principais problemas encontrados foram a falta de aterramento adequado e condutores elétricos subdimensionados para a real carga instalada, ou seja, alto risco de choques elétricos e incêndios. Correntes elétricas de apenas 0,5 ampères já podem provocar graves danos ao organismo.

A iniciativa do Programa Casa Segura foi gerada por entidades comprometidas com a valorização da vida, a defesa do seu patrimônio e a segurança de sua família. Criado no Brasil em 2005, o Programa foi tão bem-sucedido que já se espalhou por outros países como Argentina, Chile, México e Peru.

Para conferir as novidades e obter informações sobre como proteger o imóvel, basta acessar o site:
www.programacasasegura.org





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23609/visualizar/