Semana dos povos indígenas 2010: Nosso Mundo Kanamari
Os Kanamari vivem na região sudoeste do Amazonas e representam boa parte do tradicional povo Tukuna (pronuncia-se Tâkâna), termo pelo qual ainda hoje se autodenominam. São a soma de diferentes subgrupos – os Djapa – que guardam pequenas diferenças dialetais e de outros aspectos culturais, mas mantendo unidade enquanto povo.
As diferenças entre os Djapa têm relação com os diferentes bichos associados a estes, como Bin Djapa (gente do mutum), Wiri Djapa (gente da queixada), dentre outros. Os Tsomhwâk Djapa e Warekaman Djapa permanecem com pouco contato com não-índios, e os Pida Djapa e Om Djapa são conhecidos como povo Katukina (do Rio Biá). Os demais Djapa, numa relação dinâmica determinada pela quase extinção ou grande baixa populacional destes grupos, se aproximaram com maior intensidade, sendo reconhecidos como povo Kanamari. Na verdade, são todos Tâkâna.
Com a invasão do Rio Juruá, seu território de origem física e mítica, buscaram a moradia em afluentes deste rio e em outros rios próximos, buscando, gradativamente, recompor-se através de uma atitude de ‘boa vizinhança’ com os não-índios, ajudando-os na adaptação à realidade da floresta. Tendo em sua cultura a reciprocidade – uma espécie de troca amigável – e o reconhecimento do valor do diferente, são como povo um exemplo de convivência pacífica entre humanos e meio ambiente.
Com apoio de organizações como a Operação Amazônia Nativa, a Igreja Metodista e o Conselho de Missão entre Índios, desde os anos 1980 vêm retomando crescimento populacional, capacitando-se no domínio do português e outros elementos da cultura nacional, sem perder as características próprias aos Tâkâna e fortalecendo-se nesta relação com os não-índios.
Vale a pela conhecer e aprender com este povo, que têm com os animais, plantas, água, ar e toda a natureza uma relação de irmandade, com os quais buscam aprender e colaborar para o ‘bem-viver’ nesta Mãe Terra.
Leia mais em: www.comin.org.br. Recomendamos, especialmente, o powerpoint que consta neste site.
Faça contato com o GTME – gtme@terra.com.br / Rua Lapa, 409 – bairro Lixeira – Cuiabá-MT – Brasil