Governador chega em Lucas para apresentação do projeto da Ferrovia Centro-Oeste
Pagot irá apresentar detalhes do projeto, com a possibilidade de discutir com os municípios envolvidos a inserção deles no traçado, bem como a participação de cada um no desenvolvimento regional com base nas perspectivas futuras a partir deste empreendimento. A Ferrovia da Integração vai ligar quatro estados - Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso – e servirá como solução para os problemas das rodovias federais 163 e 158, além da hidrovia Lucas do Rio Verde.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto gigantesco, a Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Só a Ferrovia de Integração Centro-Oeste terá investimentos de R$ 6,4 bilhões, numa construção de 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu/GO e Vilhena/RO, com previsão de ser concluída em 2014.
O projeto foi elaborado com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, pela VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes.
A presença do chefe do Estado e demais autoridades foi aguardada pelo prefeito da cidade, Marino Franz, autoridades locais e representantes do Dnit e do setor agroindustrial no aeroporto municipal.