Curso de desenho beneficia 14 recuperandos da Penitenciária Ferrugem
Um grupo de 14 recuperandos da Penitenciária dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como Ferrugem, foi beneficiado com um curso de desenho durante as festividades da Páscoa. A equipe técnica da unidade, localizada em Sinop, priorizou o cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP) nª 7.210, que diz em seu artigo 41, item 4 que “é direito do recuperando exercer as atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas, desde que compatíveis com a execução da pena”.
A equipe, formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, dentistas e educador físico visou proporcionar, por meio da produção de desenhos, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a emoção e a percepção, auxiliando o recuperando no seu processo de reabilitação psicossocial.
O gerente administrativo e penal Christiann Denuzzi destaca que a unidade sempre trabalha com o objetivo de ressocializar. “Temos o objetivo de devolver este cidadão recuperado para a sociedade, proporcionando o caminho para a mudança de vida”. Denuzzi informa que a equipe técnica da penitenciária é compromissada, e que não mede esforços para que projetos como este sejam colocados em prática.
“Todo e qualquer trabalho de reintegração social feita com os recuperandos contribui para sua capacitação”, diz o superintendente de gestão Penitenciária da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fernando Lopes. A unidade, além de executar projetos como o curso de desenho, é uma das que oferece políticas públicas a fim de que o apenado em regime semiaberto possa ter remição de pena.