Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quinta - 06 de Outubro de 2016 às 06:41
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

O secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional do Governo de Mato Grosso, Antônio Carlos Figueiredo, esteve em Brasília nesta terça-feira (04.10), junto com o senador José Medeiros, onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Os mato-grossenses cobram a liberação de R$ 500 mil, que já estão empenhados para serem usados em pesquisas de cunho socioambiental na faixa da fronteira dentro do Plano de Desenvolvimento Regional – PDR.

Helder Barbalho garantiu que já solicitou ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a elevação do teto de recursos discricionários para conseguir efetivar o pagamento.

“Este recurso foi empenhado em maio e é a primeira parcela de três, ou seja, aguardamos um total de R$ 1,5 milhão. Temos que fazer nossa parte que é vir até o ministro e falar sobre o nosso projeto que realmente será fundamental para mudar a vida de muita gente em Mato Grosso”, afirmou Antônio Carlos.

Para a execução do projeto, a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso participa de um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado e vai elaborar o PDR. O planejamento prevê a formatação de cinco planos para atender o Vale do Guaporé, Complexo Nascentes do Pantanal, Alto do Rio Paraguai, Vale do Rio Cuiabá e Consórcio Médio Araguaia.

Para o senador José Medeiros, Mato Grosso precisa interiorizar seu desenvolvimento, de modo a crescer homogeneamente. “Uma unidade da federação que salva nossa balança comercial, fundamental nas exportações do país, mas que carece de infraestrutura básica. Temos ainda graves problemas a vencer, como o caso do analfabetismo que ainda é alto para um estado tão forte. Investimentos como este, que norteiam as políticas públicas, são fundamentais para um processo planejado de evolução”, disse.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/24527/visualizar/