OUTUBRO ROSA
Várzea Grande promove ‘Abraço Rosa’ no dia 13 no Paço Couto Magalhães
Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura de Várzea Grande realiza o ‘Abraço Rosa’, evento que faz parte da campanha Outubro Rosa. O ato simbólico vai reunir centenas de mulheres varzeagrandenses em torno do Paço Couto Magalhães, no próximo dia 13, quinta-feira, às 18h.
A partir desta data, o prédio da prefeitura ficará todas as noites iluminado com a cor rosa, em alusão à luta contra o câncer de mama e de colo de útero. A adesão do Município à campanha nacional está sendo coordenada pela secretaria municipal de Saúde. Neste ano, o ‘Abraço Rosa’ tem como tema: “Os sintomas do câncer de mama podem ser silenciosos. Esteja atenta! Dê tempo a você mesma!”.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos reforça que a Campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo despertar à atenção da população feminina para a importância da prevenção aos vários tipos de cânceres que acometem as mulheres, seja qual for a faixa etária. “A campanha Outubro Rosa é de cunho educativo e de alerta para os cuidados com a saúde da mulher.
Mas o cuidado com a saúde deve ser levado a sério durante todo o ano. Várzea Grande tem o Centro Integrado da Mulher, o CIM, que está de portas abertas e com ações o ano todo dedicadas exclusivamente à saúde da mulher. O ‘Abraço Rosa’ é mais um convite à reflexão para todas nós mulheres de que a saúde é o nosso bem mais valioso e deve ser tratada e cuidada com muito carinho”.
Neste ano, o Município além de realizar inúmeras atividades de conscientização e de prevenção aos cânceres em toda a rede de saúde de Várzea Grande, terá uma atividade inédita realizada em escolas estaduais, cujo público alvo serão as estudantes entre 25 e 64 anos que frequentam o Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
A secretaria municipal de Saúde em parceria com a coordenação pedagógica da Secretária de Estado de Educação (Seduc) escolheu nove escolas pelo grande contingente de mulheres em salas de aula. A ação que consiste no mutirão noturno para coleta de exame preventivo de Papanicolau, mais conhecido como CCO e o exame clínico de mamas.
Como explica o secretário de Saúde de Várzea Grande, Luiz Soares, o levantamento prévio, realizando junto à Seduc, mostrou que nove escolas, entre elas localizadas em pontos mais centrais e outros mais periféricos e distantes de unidades de saúde, concentram 933 mulheres. “É uma verdadeira busca ativa que estaremos realizando do dia 10 deste mês até o dia 27, sempre no período noturno. Entendemos que a maior parte dessas mulheres que estudam, trabalham à noite e com certeza não têm tempo para cuidar da sua própria saúde e essa ação é uma forma de levarmos a prevenção e a conscientização”.
Luiz Soares explica que os exames serão realizados por cinco enfermeiros da rede municipal. “Caso haja qualquer suspeita de alguma gravidade, a paciente será encaminhada para realização de exames mais específicos. Durante todo o mês de outubro, a rede municipal estará com o número de mamografias ampliado para atender o maior número de mulheres possível, bem como, exames laboratoriais de Papanicolau”. Funcionárias das unidades também serão atendidas.
Como ratifica o secretário, o Outubro Rosa, foi criado especificamente para alertar a mulher sobre a necessidade de cuidar de sua saúde e alertar para gravidade dos cânceres e que a saúde preventiva é a melhor forma de se evitar óbitos.
Escolas atendidas:
Escola Estadual ‘Arlete Maria da Silva’, bairro Asa Bela – dia 10/10/2016 – às 19h
Escola Estadual ‘Dantes Martins de Oliveira’, bairro José Carlos Guimarães – dia 13/10/2016 – às 19h
Escola Estadual ‘José Leite de Moraes’, bairro Cristo Rei, 17/10/2016 – às 19h
Escola Estadual ‘José Mendes Martins’, bairro Maringá II – 18/10/2016 - às 19h
Escola Estadual ‘Maria da Cunha Bruno’, bairro Jardim Primavera – 19/10/2016 – às 19h
Escola Estadual ‘Maria Leite Marcoski’, bairro Marajoara, 20/10/2016, às 19h
Escola Estadual ‘Ubaldo Monteiro’, bairro Jardim dos Estados, 24/10/2016, às 19h
Escola Estadual ‘Emanuel Pinheiro’, bairro Manga, 25/10/2016, às 19h
Escola Estadual ‘Licínio Monteiro da Silva’, bairro Centro. Nessa unidade, pelo contingente de mulheres estudantes, os exames serão realizados nos dias 25, 26 e 27, nos períodos matutino e vespertino, em parceria com estudantes do Univag e no período noturno com enfermeiros da rede municipal. O público alvo na unidade soma 64 mulheres pela manhã, 285 à tarde e 227 à noite.