Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 28 de Março de 2016 às 09:55
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) promove ações preventivas para promover a paz nas escolas com maior índice de vulnerabilidade social. Em Cuiabá, Varzea Grande e Poconé, a Seduc desenvolve, em parceria com a Companhia de Teatro Cena Onze um trabalho de sensibilização por meio das artes cênicas, como parte do programa Paz na Escola, iniciado em 2015 e que já contemplou dez escolas.

O objetivo é levar o aluno a refletir sobre a sua importância no meio em que vive e, dessa forma, evitar que ele quebre as regras de convivência na escola. Em todo o estado as unidades escolares são orientadas a desenvolver projetos pedagógicos com esse foco.

“A peça Sinais, com atores do Cena Onze, aborda a percepção do que é a violência e de que forma ela acontece. É um trabalho para que o aluno se torne protagonista de ações de prevenção na escola. A peça traz o uso e tráfico de drogas, bullyng, a falta de respeito entre os alunos com a gestão escolar e entre os colegas”, explicou Ana Carolina de Jesus Costa, assessora técnica do programa Paz na Escola, da Seduc.

“Une o drama e a comédia para relatar a vida de uma família de classe média que enfrenta as seduções do mundo externo na vida dos filhos adolescentes, como as drogas e os efeitos provocados por ela: enfermidades, violência e criminalidade”, detalhou a assessora.

Apesar de apontar que os problemas relacionados às drogas estão mais próximos do que se imagina, a obra também mostra que as escolhas podem ser feitas, mudadas e aprimoradas.

Além da pesquisa feita em livros e vídeos, o elenco e equipe técnica do Cena Onze participou de discussões com especialistas, conversas com dependentes químicos, alcoólatras e suas famílias e de reuniões do Narcóticos Anônimos (N.A) e dos Alcoólicos Anônimos (A.A). “Ouvimos histórias tristes, de autodestruição, de violência, mas também de autorrecuperação. E nos marcou a honestidade dos relatos, em que descrevem suas lutas contra a doença, confessam dilemas, medos e desvios de condutas”, contou Flávio José Ferreira, diretor do Cena Onze.

Além das escolas, os idealizadores tem como propósito atingir outros públicos, como as igrejas, centros de convivências comunitárias e famílias que enfrentam situações de risco.

Na estrada

O espetáculo foi escrito ainda em 2011 por Graciele Girardello, com adaptação e direção cênica de Paulo Fábio e direção geral de Flávio Ferreira. No elenco estão: Bruno Pinheiro, Paulo Fábio, Maiara Giovanini, Mariana Ferreira, Mariáh Ferreira, Amanda Paixão, Lívia Bicudo, Alice Ferreira, Anderson Nobre, Gênessy Almeida, Janaína Borges e Marcos Alessandro.

Só em Poconé, aproximadamente 300 alunos pertencentes a três escolas se juntaram para assistir ao espetáculo, na EE Eucaris Nunes Cunha Morais. Depois de distrair os olhos que estavam congelados na cena, a avaliação, segundo os gestores escolares, foi de que o projeto é uma forma inovadora e interessante de abordar o assunto prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Também foram contempladas as escolas de Cuiabá e Várzea Grande, sendo: Pascoal Ramos, André Luiz da Silva Reis, Professora Hermelinda de Figueiredo, Dr. Estevão Alves Corrêa, Fernando Leite de Campos, Manoel Correia de Almeida, Professora Marcelina de Campos, André Avelino Ribeiro e Maria Leite Marcoski.

Outras unidades escolares receberão a trupe em 2016. O calendário será definido pela comissão do Paz na Escola. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2471/visualizar/