Política Monetária POLITICA MONETÁRIA
Queda de juros sinaliza que governo está no caminho certo, diz Meirelles Redução da Selic anunciada pelo Copom é a primeira em quatro anos Banco Central reduz Selic pela primeira vez desde 2012
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou, como positiva a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia.
Segundo Meirelles, isso sinaliza que o governo está no caminho certo para trazer a inflação para o centro da meta de 4,5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Copom reduziu a taxa básica em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano. É a primeira redução da Selic em quatro anos.
"Não há dúvida de que, se o Banco Central decidiu fazer isso, foi porque, após análise criteriosa, viu a possibilidade de começar o processo de flexibilização da política monetária. Se o BC assim concluiu, significa que há condições para isso e que, portanto, é positivo [reduzir os juros]", disse o ministro.
Meirelles comentou também que o andamento de projetos de interesse do governo está dentro do cronograma. "A previsão de aprovação da PEC (241, que estabelece um teto para os gastos públicos) até o final deste ano era a hipótese desde o início. O Orçamento de 2017 já foi remetido ao Congresso e está nos termos da PEC. Não há riscos para o ano que vem. Também não há qualquer atraso na reforma da Previdência. Acreditamos que será votada no correr do ano que vem. A apresentação da proposta [de reforma ao Congresso], sim, é para este ano", afirmou.