Atletas olímpicos estarão nos Jogos Universitários em Cuiabá Eles serão os ‘Pradinhos’ da competição que reunirá mais de 4 mil universitários na capital
Eles representaram o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Agora Felipe Wu, Maicon Andrade, Henrique Martins e Fernando Fernandes irão falar dessa, e outras experiências, aos atletas que participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem em Cuiabá, de 2 a 13 de novembro.
Wu, Andrade e Fernandes são os padrinhos do JUBs 2016. E a ideia é que eles sirvam de referência e interajam com os atletas-universitários, pois muitos sonham em um dia também representar o país numa edição das Olimpíadas e quem sabe já na próxima, em Tóquio (Japão).
Inspiração não vai faltar, principalmente se os universitários se inspirarem no feito do paulistano Felipe Wu, que surpreendeu muita gente ao conquistar a medalha de prata no tiro esportivo, durante as Olimpíadas.
Mas a surpresa foi para os outros, pois Wu sabe mais do que ninguém o quanto ele treinou e abriu mão de muitos prazeres para conquistar essa prata e, diga-se de passagem, com pouquíssima estrutura e muita vontade, já que os treinos eram feitos de forma improvisada na garagem da casa dele.
Em Cuiabá, o brasileiro com cara e jeito de chinês, quer passar essa mensagem de perseverança aos atletas que irão disputar o JUBs, de sempre acreditar que o sonho é possível, mesmo com tantas dificuldades e falta de apoio. “Acreditem nos teus sonhos para sempre se manterem motivados”, afirma.
Wu também quer falar da importância de se conciliar o esporte com os estudos. “O esporte está muito conectado com disciplina e dedicação, qualidades muito importantes aos estudantes. Da mesma forma, é de suma importância que um atleta dedique-se também aos estudos visando sua vida pós-carreira esportiva”, avalia.
O nadador da seleção brasileira, Henrique Martins, que também participou das Olimpíadas no Rio, segue a mesma linha de raciocínio de Wu. Para ele é fundamental que o esporte e educação caminhem juntos na vida de um atleta. “É muito difícil ter estudo e esporte juntos. Eu vejo muita gente abrindo mão do futuro do estudo para nadar e a pessoa acaba jogando alguns anos da vida dela fora. Acho que se você puder estudar e competir, você vai estar se levando ao alto nível em todas as esferas da sua vida”, afirma.
Para o secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, a presença desses atletas olímpicos em Cuiabá será um incentivo não apenas para os universitários, mas também para a população em geral. “Eu acredito que as pessoas, ao verem esses personagens, ficarão motivadas a praticar esportes. E uma das intenções do Governo ao trazer o JUBs é justamente essa: fomentar o esporte e o lazer em Mato Grosso”, enfatiza o gestor.
JUBs
Os jogos universitários reunirão 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
O evento contará com 17 praças esportivas, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Ginásio Dom Aquino e o Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.
O JUBs é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Governo Federal, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com apoio da prefeitura de Cuiabá e Assembleia Legislativa.