PESQUISA CNT
Pró-Estradas eleva classificação de rodovias de MT para "ótimas" Atual gestão do Poder Executivo já concluiu 1200 km de asfalto
As ações da atual gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) melhoraram a situação do pavimento das estradas de Mato Grosso. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela que o Estado aumentou o índice de estradas federais e estaduais classificadas em estado geral como "ótimas", passando de 0,7% em 2013, para 2,1% em 2014, 9,6% em 2015 e alcançando 13,1% em 2016.
Somente levando em consideração a esfera estadual, Mato Grosso não tinha nenhuma estrada considerada ótima em 2013 e nem em 2014. A partir de 2015, a realidade mudou. Passou a ter 2,5% de estradas com selo de ótimas no ano passado, e 10% neste ano.
O caso que mais chama a atenção entre as rodovias avaliadas, é o da MT-130, no trecho entre Primavera do Leste e Paranatinga. Trata-se de uma importante estrada utilizada para escoar a produção do agronegócio, mas que, nos anos anteriores, estava sem receber a devida manutenção.
A rodovia era tida como regular, e agora recebe o selo de ótima da CNT. A situação da MT-130 mudou após a Sinfra executar a recuperação de 112 km da rodovia, com a reconstrução do velho pavimento que estava degradado. A rodovia ainda está com trechos sendo recuperados neste momento.
Os números oficiais registrados pela Sinfra comprovam a evolução da infraestrutura rodoviária estadual. Em menos de um ano e 10 meses, o Governo do Estado executou 1,200 quilômetros de estradas estaduais, entre obras de construção e reconstrução. Bem acima dos 886 quilômetros feitos entre 2011 e 2014 na gestão passada.
As rodovias melhoradas pelo Governo do Estado vão além das que constam na pesquisa. Na região de Sinop, por exemplo, a Sinfra reconstruiu e pavimentou ao todo 98 km da rodovia MT-220. Importante eixo de escoamento de Mato Grosso, a pista sofria com a falta de manutenção do asfalto. Hoje, a via se encontra como um tapete. Em Nobres, também foram construídos 57 km de asfalto ligando até o distrito turístico de Bom Jardim.
O levantamento da CNT ainda avalia o estado geral da malha rodoviária pavimentada de todo o país, considerando pavimento, sinalização e geometria da via. A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 4.731 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 103.259 km analisados.
Todas as estradas estaduais que constam na pesquisa fazem parte do planejamento estratégico da Sinfra para receber melhorias nos próximos anos, conforme a viabilidade de recursos financeiros neste momento de crise.
Rodovias
A pesquisa também detalhou o status de rodovias estaduais de Mato Grosso. De acordo com o planejamento estratégico da Sinfra, cinco destas rodovias estão com obras de restauração e pavimentação em andamento (MT´s 130, 208, 240, 343 e 358).
Ainda conforme o planejamento estratégico da Sinfra, sete rodovias estão dentro do cronograma de obras para os próximos anos, entre elas a MT-246, que deverá receber investimentos de recursos federais. As rodovias MT-255, MT-407 e MT-483 passam por levantamento de estudos para analisar qual ação de engenharia será necessária executar, assim como a definição do trecho que apresenta mais urgência.
Mais ações da Sinfra
Com os avanços da infraestrutura do Estado, pela primeira vez na história, com o início da duplicação da ‘Estrada da Guia’ (MT-010) prevista para iniciar em breve, uma administração do Governo do Estado conseguirá tocar simultaneamente três duplicações de rodovias na Baixada Cuiabana.
Isso porque, a Sinfra já executa atualmente as duplicações da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), entre o trevo de acesso a MT-010 (Atacadão) e trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco), e da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que dá acesso a Santo Antônio de Leverger. As duas seguem a pleno vapor.
Somente o Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá irá executar 66 obras rodoviárias beneficiando 990 mil habitantes de 13 municípios desta região.