Conferência discute o novo papel dos museus na sociedade Iniciativa do British Council acontece no Rio de Janeiro, é gratuita e está com inscrições abertas
Há algum tempo os museus estão deixando de ser espaços de conservação, educação e documentação para adquirir funções mais amplas como engajamento, diálogo, revitalização, inclusão e transformação.
Debater o papel que os museus podem desempenhar na sociedade, inspirando uma discussão mais ampla sobre os compromissos destas instituições e um verdadeiro engajamento com temas sociais contemporâneos é o objetivo central da Conferência Internacional Transform de Museus: Museus para que?, que acontece entre os dias 21 e 22 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas no site transform.britishcouncil.org.br.
Essa discussão vem de encontro a um novo momento para os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que colocou recentemente em consulta pública cinco chamamentos referentes à gestão de sete instituições: Museu de Arte (Antiga Residência dos Governadores), Palácio da Instrução (piso superior), Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra, Museu Histórico, Museu de História Natural (antigo Museu de Pré-História) e o recém-inaugurado Memorial Rondon, em Mimoso. Os editais irão selecionar as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis por administrar estes espaços, em gestão compartilhada, entre os anos de 2017 e 2021.
A Conferência é voltada a profissionais que trabalham no setor museológico e no setor cultural e criativo como funcionários de museus, consultores, gestores culturais e produtores, professores, pesquisadores, pessoas que atuam em políticas públicas para museus e cultura, além de estudantes universitários das áreas de museologia, patrimônio, memória, gestão de museus, gestão e produção cultural.
Serão abordados temas como Museus e ativismo social; Políticas públicas para os museus; engajamento dos públicos; Branding, inovação e mídias digitais e sustentabilidade financeira.
As atividades serão desenvolvidas por especialistas em museus do Brasil, Reino Unido e outros países em sessões dinâmicas e com a participação do público. O evento contará com tradução simultânea inglês-português e português-inglês.
A iniciativa faz parte do Transform, programa de cooperação cultural entre o Brasil e o Reino Unido que acontece entre 2012 e 2016 como parte do legado olímpico. São sete áreas de atuação: artes visuais & museus, cinema, dança, economia criativa, literatura, música e teatro.
Os principais objetivos do Transform são criar acesso e oportunidades nas artes, lideranças e desenvolvimento, excelência artística, intercâmbio cultural e capacitação das instituições e indivíduos envolvidos nos projetos. Com relação aos museus, as discussões abrangem a conexão destes espaços com seu público, uma gestão eficiente capaz de criar marcas sustentáveis e identidades afinadas com a experiência que proporcionam.