Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 31 de Outubro de 2016 às 19:32

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (CMS) realiza na próxima terça-feira (01), às 14 horas, no auditório da SMS, reunião ordinária para deliberação de quatro pautas, a apresentação e homologação do Relatório do 1º Semestre deste ano da Ouvidoria do SUS e aprovação dos Protocolos Técnicos da Atenção em Saúde Sexual e Reprodutiva no Município de Cuiabá e do Protocolo Municipal de Sífilis, ambos da diretoria de Atenção Secundária e do Protocolo de Cuidado ao Pré-Natal de Risco Habitual da Atenção Básica da Diretoria de Atenção Básica.

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e o órgão ou entidade do SUS. Sua missão é viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas atendidas de forma adequada, além de ser um importante instrumento de gestão.

“Nosso compromisso é com a construção de um padrão de atenção através da escuta humanizada, reforçando a participação popular e o controle social para o fortalecimento da gestão participativa do SUS”, explicou a Ouvidora Geral do SUS, Sheila Chrislaine Rodrigues Moura.

De acordo como relatório que será apresentado em detalhes na reunião ordinária, no primeiro semestre de 2016, foram registrados na Ouvidoria 925 manifestações. Do total de processos registrados nesse período, 600 já foram finalizados, o que representa 65% do total de processos em andamento no órgão.

Em relação aos Protocolos Técnicos da Atenção em Saúde Sexual e Reprodutiva; da Sífilis, e do Cuidado ao Pré-Natal de Risco Habitual, das Diretorias de Atenção Básica e Secundária, a ideia é ampliar a resolutividade das equipes de saúde, proporcionando à população melhorias no atendimento de saúde.

Os Protocolos têm enfoque clínico e de gestão do cuidado, e servem como subsídio para a tomada de decisão por parte dos profissionais de saúde nas unidades, de acordo com aspectos essenciais à produção do cuidado.

“Trata-se de um instrumento importante para a implementação de boas práticas e deve funcionar efetivamente como material de consulta no dia a dia dos profissionais de saúde. Deve também ser constantemente avaliado segundo sua realidade de aplicação, com acompanhamento gerencial sistemático e revisões periódicas, permitindo espaço para criação e renovação dentro do processo de trabalho”, destacou o secretário adjunto de Assistência, da SMS de Cuiabá, Daoud Abdallah.

A conselheira Leila Maria Boabaid Levi, representante do executivo no CMS, avalia que os protocolos técnicos trazem impactos positivos significativos para a população e também para o dia a dia dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Os protocolos foram construídos pelos profissionais da rede visando a organização do fluxo do atendimento nas unidades de saúde. Eles representam um ganho significativo para os profissionais da saúde e para a população pois otimiza os recursos em todos os níveis, de insumos a pessoal, além de obedecerem o arcabouço legal relacionado a esses atendimentos”, destacou a conselheira.

Serviço

Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde

Data: 01/11, terça-feira

Horário: 14 horas

Local: Auditório da SMS de Cuiabá, no bairro do Porto

Confira aqui a pauta da reunião.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/25138/visualizar/