TERCEIRA EDIÇÃO
População de Canarana começa a fazer exames oftalmológicos População chegou cedo ao Estádio Municipal de Canarana para receber atendimento
Ainda era noite de segunda-feira (07.11) quando as primeiras pessoas começaram a chegar no Estádio Municipal de Canarana em busca de atendimento na Caravana da Transformação. Às 05h desta terça-feira (08.11), quando os portões foram abertos, cerca de 800 pessoas já estavam na fila por atendimento.
A primeira delas era Vanilza Coelho, 27 anos e moradora do município de Canarana. Ela conta que chegou às 20h de segunda-feira porque viu na Caravana uma oportunidade única de transformar a sua vida. Ela tem pterígio, que é uma formação carnosa que avança sobre a córnea do olho. “Ouvi na propaganda da rádio que teria a Caravana e aproveitei pra vir, cheguei cedo para garantir o atendimento porque se eu fosse fazer uma cirurgia seria caríssimo”, disse.
Alcelina da Tocha Ribeiro, de 82 anos, chegou por volta das 04h no Estádio Municipal. Cadeirante, ela foi a primeira a ser atendida nesta terceira edição. “Eu fiz a cirurgia em um lado da vista e agora tenho que fazer do outro. O lugar aqui é muito bom e fui muito bem atendida pela pessoal”, comentou.
Selmo Toebe de 70 anos, precisa fazer a cirurgia em um dos olhos. Quando precisou operar o primeiro olho, ele precisou esperar quase um ano entre o dia da consulta e o dia da cirurgia e também precisou encarar 823 quilômetros de estrada para chegar em Cuiabá.
O secretário de Estado de Governo, José Arlindo Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação conta que o primeiro dia da terceira edição demonstra a carência do Araguaia pelos serviços ofertamos na iniciativa. “Hoje é o primeiro dia dos atendimentos de saúde em oftalmologia e odontologia. Temos capacidade de atender 800 em oftalmologia, quando passamos desse número a pessoa volta no outro dia. Reservamos esses dois primeiros dias para receber os moradores de Canarana. Na quinta-feira (10.11) passamos a atender os municípios vizinhos. Nossa expectativa é de fazer 2 mil cirurgias”, afirmou.
Segundo Arlindo, nestes dois primeiros dias as pessoas farão consultas e, em caso de necessidade de cirurgia, receberão uma guia para realizar o procedimento a partir da próxima quinta-feira. Por dia, serão feitas 300 cirurgias oftalmológicas.
Cidadania
Além dos atendimentos em saúde, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania, que nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros benefícios.
Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.