Exposição Imagens revela diversidade artística Última exposição deste ano no Museu de Arte traz obras de Elieth Gripp e Anne-Sophie Laugier
Aquarelas, fotografias e pinturas abstratas e sacras dão o tom plural à nova mostra do Museu de Arte de Mato Grosso. A artista francesa, Anne-Sophie Laugier e a representante mato-grossense Elieth Gripp celebram a diversidade cultural na exposição “Imagens”, que entra em cartaz no dia 10 de novembro, às 19h.
Aberta à visitação até o dia 28 de janeiro, a programação conta ainda com oficinas e momentos de interação entre artista, obra e espaço museológico. Ao todo, 55 obras das duas artistas compõem o acervo exposto no piso superior do MAMT.
Enquanto Laugier participa com 12 aquarelas sobre papel e dez fotografias de paisagens parisienses que revelam a arquitetura e o charme da cidade onde vive na atualidade, Gripp apresentará além de obras abstratas, outras com temática sacra, em técnicas variadas. São sete pinturas de acrílica sobre tela e tecido com tema religioso e 26 pinturas abstratas em acrílica sobre papel e azulejo.
Sobre a temática religiosa, Elieth já produziu obras em diversos suportes como telas, oratórios e estandartes, de todos os santos cultuados no Centro-Oeste brasileiro, a exemplo, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Guia e São Benedito. “Elieth foi a primeira artista em Cuiabá a aplicar sucata em suas telas, seguindo a Lei de Lavoisier de que ‘na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma’, o que resultou em muitas críticas inicialmente, mas depois a tornou reconhecida”, relata Viviene Lozi, diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso.
Atualmente Elieth Gripp se dedica mais à arte abstrata. A artista mato-grossense utiliza como referência a técnica da marmorização, mas a adaptou para o uso de mais cores, sendo que neste ano, de modo experimental, passou a utilizar a técnica em papel canson, telas e azulejos. ”A artista Elieth Gripp apresenta uma espontaneidade no fazer de suas criações sem ponderar as consequências, o medo e as transformações. O renovar em sua arte, o pensar diferente é o que a motiva a dar continuidade ao processo criativo”, explica Viviene.
Com uma temática diferente de Gripp, Anne-Sophie Laugier, artista francesa que atualmente reside em Paris, trará para esta exposição obras que retratam, do seu ponto de vista, alguns lugares da França. “Sua paixão é desenhar e fazer ilustrações para o público infantil, por acreditar que a ideia desperta nas crianças o interesse e o gosto pelas artes, estimulando a imaginação dos pequeninos. Com esta mostra, a artista pretende que os visitantes conheçam a arquitetura e as paisagens da França e que esse mergulho cultural os instigue a observar cada vez mais os detalhes do cotidiano”, conclui Viviene.
Paralelamente à exposição serão realizadas duas oficinas ministradas por Elieth Gripp, uma voltada para o público adolescente e a outra para o adulto, além de atividades educativas que visam estabelecer o contato do público com a poética da artista Anne-Shopie.
O Museu de Arte de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura por meio da Associação Casa de Guimarães. A entrada é franca.
SERVIÇO
Exposição “Imagens” ( Elieth Gripp e Anne-Shopie)
Abertura dia 10 de novembro, às 19h
No Museu de Arte de Mato Grosso
Informações (65) 3025-3221
Assessoria de Imprensa (65) 98425-1443
AÇÕES EDUCATIVAS
O QUE VOCÊ VÊ?: Ação voltada a observação do espaço museal que convida o público a reproduzir em desenhos o que mais lhe chama a atenção no MAMT.
Ministrante: Mediadores do MAMT
Classificação Etária: Livre
Período: terça a sábado das 9h às 17h até o termino da exposição (28 de janeiro)
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Atividade gratuita
MERGULHO NO ABSTRATO: utilizando papéis coloridos, cola, lápis de cor, canetas, etc., será trabalhado o conceito e a significação da arte abstrata.
Ministrante: Mediadores do MAMT
Classificação Etária: Livre
Período: terça a sábado das 9h às 17h
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Atividade gratuita
OFICINA CONFECCÇÃO DE BONECA NEGRA: atividade na qual os participantes serão ensinados a produzir bonecas utilizando feltro e outros materiais.
Ministrante: Elieth Gripp
Público: adolescentes entre 12 e 16 anos
Data: 26/11/2016 das 13h às 17h
Vagas: 15 pessoas
Valor: R$ 10,00
Local: Auditório do Museu de Arte de Mato Grosso
Link para inscrição: https://goo.gl/forms/p6w4EZzayEQMz74M2
A confirmação da inscrição se dará após o pagamento que deve ser efetuado até o dia 18/11 no Museu de Arte de Mato Grosso.
OFICINA AQUARELA EM SEDA: os participantes aprenderão como confeccionar lenços exclusivos utilizando a técnica de pintura em seda com sal.
Ministrante: Elieth Gripp
Público: adultos
Data: 14/01/2017 das 13h às 17h
Vagas: 15 pessoas
Valor: R$ 10,00
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Link para inscrição: https://goo.gl/forms/2tDX0Zz4vzHZyIjn1
A confirmação da inscrição se dará após o pagamento que deve ser efetuado até o dia 06/01/2017 no Museu de Arte de Mato Grosso.