Cirurgias oftalmológicas passam de 5 mil em três edições da Caravana
O número de cirurgias oftalmológicas ultrapassou a marca de 5 mil procedimentos cirúrgicos nas três edições da Caravana da Transformação, atingindo 14 mil consultas médicas em todas as especialidades oferecidas aos mato-grossenses.
O recorde foi batido no terceiro dia do evento, realizado dessa vez no município de Canarana, a 812 km de Cuiabá. Nesta sexta-feira (11.10), cerca de mil pacientes de Barra de Garças, 508 km da capital do Estado, estiveram a procura pela cirurgia para retirada da catarata. “Esse é um direito do cidadão”, ressaltou o governador Pedro Taques ao cumprimentar pacientes na sessão de cirurgias agendadas.
A dona de casa Maria Alice dos Santos, de 68 anos, é exemplo de paciente que conseguiu realizar seu maior desejo: voltar a enxergar. Moradora de Barra de Garças, Maria Alice tem catarata nos dois olhos e há cinco anos esperava pela oportunidade de operar. ”A gente paga caro pelos exames e nunca é chamada. Eu não tinha condições de fazer a cirurgia. Agora consegui.”, disse ela feliz pela conquista.
O agricultor João Batista Sobrinho, de 57 anos, também de Barra do Garças chegou a Canarana na noite do dia 10 para garantir ser operado. Atingiu seu intento. Esperando a vez para ser atendido pela equipe médica cirúrgica, o paciente relatou que há dois anos tenta uma vaga no Sistema Único de Saúde (SES). “Cheguei cedo e foi rápido. Fiz a ficha e agora estou aguardando para passar pelo procedimento”, disse.
Messias Araújo Aires Soares, de 78 anos, é agricultor aposentado e há cinco anos vinha tentando se livrar da catarata, que já pode ser notada nos dois olhos. “Aqui as pessoas atendem bem. Fiz a ficha e agora vou ser operado”, relata meio acanhado.
Segundo o secretário de Saúde de Barra do Garças, José Jacó, o município proporcionou 80 cirurgias para retirada de catarata em quatro anos. Durante o evento, a expectativa é que passasse de uma centena. “Estamos há três anos tentando fazer essas cirurgias. É uma grande demanda do município que estamos realizando com o evento do Governo do Estado”, destacou o secretário, se dizendo muito feliz com a oportunidade.
No terceiro dia da Caravana da Transformação, e o primeiro na realização de cirurgias oftalmológicas, foram realizadas 798 consultas e 321 procedimentos cirúrgicos. Somados as consultas, cirurgias e exames já são 10.789 procedimentos em saúde. Se consideradas só as cirurgias de catarata o número soma 309.
O evento acontece em Canarana ainda neste sábado (12.11) e beneficia outras 19 regiões.