Sedec realiza evento em comemoração ao Dia do Artesão
O secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça e a coordenadora do Programa de Artesanato da pasta, Maria Avalone, estiveram na ultima quarta-feira (16.03) com um grupo de artesãos em um evento em comemoração ao Dia do Artesão, a ser celebrado no sábado, dia 19 de março.
O secretário adjunto ressaltou a importância da participação do artesanato na economia do Estado. “O artesanato está diretamente ligado a nossa secretaria, justamente por se tratar de uma atividade empreendedora. Temos que celebrar esta data e lembrar a importância da produção artesanal, relacionada a sensibilidade de cada artesão, habilidade e coração. Um trabalho que representa a cultura do nosso estado e que leva Mato Grosso para o mundo”.
Durante o encontro os artesãos puderam falar de suas experiências e apresentar sugestões. Para a presidente da Associação Mato-grossense de Produtores Artesanais, Patrícia Pontes, “agora a voz dos artesãos está sendo ouvida, isso é importante. Por meio dessas conversas, do ouvir as classes, as associações, vamos poder criar um projeto que realmente atenda ao artesão”.
A coordenadora do programa, Maria Avalone, destacou os valores de um produto de fabricação artesanal. “Quem faz artesanato não vende apenas um produto, vende o tempo empregado na produção, vende atenção, imaginação e um pouco do coração do artista”.
A presidente da Associação da Comunidade Umutina de Barra do Bugres, Neulione Alves Gomes, produz peças em madeira, semente e coco, há cerca de 20 anos. A artesã agradeceu a equipe da Sedec pelo apoio e parceria nos eventos do segmento. “Mesmo diante da atual situação de crise econômica do país, é importante a nossa participação nas feiras que ocorrem tanto em Mato Grosso como em outros Estados. As feiras itinerantes que a secretaria realiza contribuem para que o nosso produto seja divulgado e comercializado em vários lugares”.
Os artesãos puderam ainda, dançar ao som de clássicos do rasqueado cuiabano como A Lua, interpretados pelos músicos Henrique e Claudinho acompanhados pela dupla Maestro e Marechal. Houve também a entrega de presentes.