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DESENVOLVIMENTO
Segunda - 19 de Dezembro de 2016 às 15:34
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Seduc-MT

A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) realiza em média 9 mil atendimentos por mês, envolvendo os serviços necessários ao processo de abertura e funcionamento de uma empresa. O desafio é oferecer agilidade, o que universo dos negócios representa dinheiro. Desde que assumiu, há dois anos, a atual gestão trabalha para dar retorno rápido ao cidadão.

A implantação do Sistema Redesim, em parceria com as prefeituras, será um grande avanço para o setor. O sistema já começou a funcionar em duas cidades de Mato Grosso: Cuiabá e Rondonópolis. Em 2017 a ação se estenderá para outros quatro municípios e os trâmites para implantação já começaram. A expectativa é promover a integração com todos os municípios do Estado.

“Prezamos pela agilidade no atendimento e temos conseguido executar com o empenho dos parceiros, entre eles a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). No interior do Estado, esses servidores analisam os processos e liberam as decisões singulares, que são encaminhadas para a Jucemat arquivar. Sem essa parceria não teríamos como fazer a entrega com a rapidez que a demanda exige”, explicou Gercimira Resende, presidente da autarquia.

A Jucemat possui um quadro de 63 servidores ativos. “Há que se destacar o empenho e dedicação de todos em oferecer o melhor serviço. É o resultado do diálogo e do respeito que mantemos com a equipe”, reforçou Gercimira.

Já para os processos que demandam decisão colegiada, que envolvem as cooperativas e Sociedades Anônimas, as análises são realizadas somente na sede da Junta Comercial, na capital, com 10 dias úteis para liberação.

“Alguns Estados realizam esse trabalho com 48h e entregam em 24h. É a meta do Governo do Estado melhorar o prazo da entrega. A Junta Comercial trabalha muito para acelerar, inclusive para que seja tudo virtual. Queremos possibilitar que o contador e empresário venha uma única vez na Jucemat para que ela insira na base de dados e disponibilize para os outros órgãos como a Receita Federal, Sefaz e Prefeituras. Esse é o mecanismo da Redesim, de promover a integração”, pontuou Gercimira.

Expansão no interior

Além de Cuiabá e Rondonópolis que já estão integradas pelo Sistema Redesim, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Sinop estão finalizando o processo. Nova Mutum também está em fase de encaminhamento com apoio do Sebrae.

Além de integrar as informações, o Redesim permite que o empreendedor busque a prefeitura local para saber sobre a viabilidade de instalação do negócio no endereço pretendido. Atualmente, isso ocorre no final do processo, ao tirar as licenças necessárias.

“Deve ser o primeiro passo e isso vai impactar financeiramente para as prefeituras uma vez que elas podem emitir alvarás e licenças, como responsável pela fiscalização do empreendimento. Muitos deles, depois de tudo pronto, ficam sabendo que a empresa não pode ser implantada ali, no lugar escolhido”, observou a presidente da Jucemat.

Melhorias

A prestação no atendimento presencial já é realidade na Jucemat. O tempo médio de abertura de empresa é 10 dias úteis, envolvendo todo o processo. A disposição dos profissionais, segundo Gercimira, ajudou consideravelmente nos avanços obtidos, e todos podem contribuir. Os serviços prestados pela Junta Comercial são pagos, têm preço público, e para mobilizar os servidores foi necessário conquistar a confiança e, a partir disso, o resultado apareceu.

Além disso, os servidores são incentivados a participar dos cursos de capacitações ofertados tanto pela Escola de Governo, como em Brasília, onde recebem atualizações na área da tecnologia e informação para operar o sistema Siarco. Um curso promovido na área de Fiscal de Contratos, por exemplo, englobou todos os servidores da Junta e foi realizado em duas etapas na sede da autarquia, para não prejudicar o atendimento.

“É preciso o envolvimento de todos para fortalecer a Junta Comercial. O nascimento de um empreendimento começa na Junta Comercial. É por meio dela que a economia se movimenta. Nossa luta é por melhorias internas, uma vez que refletem diretamente no cidadão”, afirmou a presidente. Para isso, novo mobiliário e equipamentos são as primeiras aquisições previstas para o início de 2017.





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