Mercado financeiro prevê inflação dentro da meta pela primeira vez no ano Depois de melhorar as expectativas de inflação por cinco semanas seguidas, especialistas passaram a estimar que o IPCA fechará o ano em 6,49%, segundo o Boletim Focus
O mercado financeiro melhorou, pela sexta semana consecutiva, as expectativas para a inflação. Com essa nova correção, os analistas passaram a esperar que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine o ano dentro da meta, em 6,49%.
Os dados são parte do Boletim Focus, uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as projeções de cerca de 100 analistas para a economia. O documento é divulgado toda segunda-feira.
Esta é a primeira vez, em 2016, que os economistas projetam uma inflação dentro da margem perseguida pelo Banco Central. O centro da meta de inflação é de 4,5%, mas a margem de tolerância é de 2 pontos porcentuais (até 6,5%). Há um mês, a projeção para o IPCA estava em 6,80%.
IPCA em 2017
Para 2017, o centro da meta também é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual (até 6,0%). De acordo com o Boletim Focus, a previsão para o índice para o ano que vem permaneceu em alta de 4,90%. Há quatro semanas, a estimativa estava mais alta, em 4,93%.