Comunicação Social: várias facetas institucionais
As principais ferramentas de atuação da Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) são a divulgação de assuntos institucionais por meio do Portal do Poder Judiciário (www.tjmt.jus.br), da Intranet (http://intranet.tjmt.jus.br/) – cujo acesso é voltado exclusivamente aos magistrados e servidores – e o atendimento diário à imprensa regional e nacional.
No primeiro ano da atual gestão, de fevereiro a dezembro de 2015, foram postadas no Portal do TJMT 2.481 matérias, numa média mensal de 225,5 textos (considerando apenas os dias úteis). No mesmo sentido, a Intranet da Instituição disponibilizou ao público interno 1.424 matérias jornalísticas (129,5 matérias por mês considerando apenas os dias úteis).
Em 2016, de janeiro a outubro, foram postadas no Portal 1.912 matérias, numa média mensal de 191,2 textos. Na Intranet, foram disponibilizadas ao público interno 710 matérias jornalísticas (71 matérias por mês considerando apenas os dias úteis).
A Coordenadoria de Comunicação Social é fonte permanente para todos os veículos de comunicação do Estado, que distribuem as informações recebidas aos leitores dos jornais e sites, aos ouvintes dos programas de rádio e aos telespectadores dos noticiários da TV. As matérias são produzidas e distribuídas aos veículos de comunicação locais e nacionais, a exemplo dos sites especializados Consultor Jurídico, Espaço Vital, Última Instância e dos portais de notícias do Grupo Folha e Estado de São Paulo.
Diariamente, a Coordenadoria realiza atendimento às mais variadas demandas de jornalistas da imprensa local e nacional sobre pedidos de entrevistas, informações sobre trâmite processual, posições institucionais, apoio institucional, entre outros. Além disso, atende também às solicitações de juízes e desembargadores para a divulgação de atividades institucionais e de decisões judiciais de interesse da sociedade.
A TV.JUS é o canal de telejornalismo institucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Seu principal programa é o telejornal TV.JUS Notícias, que apresenta de segunda a sexta-feira um telejornal com programação que varia entre 10 a 15 minutos e tem como proposta dar mais transparência às ações do Poder Judiciário de Mato Grosso. O programa TV.JUS Notícias entrou no ar dia 3 de março de 2011, no Portal do Tribunal de Justiça, e até agora contabiliza 1.363 edições.
Nos dois anos da gestão (de fevereiro a dezembro de 2015 e de janeiro a 7 de novembro de 2016), foram ao ar 434 edições veiculadas com 2.004 reportagens produzidas pela equipe que compõe o quadro de profissionais da TV.
O telejornal, além de ser postado no Portal do TJMT, é veiculado na TV Assembleia, emissora aberta, Canal 30, do Poder Legislativo de Mato Grosso, de segunda a sexta-feira, às 20h10, com reprise às duas horas da madrugada, às 6h10 da manhã e às 12h10 do dia seguinte.
O programa também pode ser acessado pelo canal “TJMT” no YouTube, o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, e no portal NK2 News, o primeiro site de troca de matérias entre emissoras de rádio e televisão do Brasil. Esse portal é um sistema rápido de transferência de arquivos, com mais de 130 emissoras cadastradas. Trata-se de um espaço de envio e download de vídeos via File Transfer Protocol (FTP). No YouTube, no endereço TJMT, são depositados diariamente todos os telejornais do TV.JUS Notícias.
Já no NK2 são divulgadas todos os dias uma média de duas matérias produzidas pelo TV.JUS Notícias. A escolha dessas reportagens leva em consideração a relevância da notícia, especialmente para as populações de cidades do interior do Estado. Ao longo da gestão, foram disponibilizadas 846 reportagens do TV.JUS Notícias, o que resultou em 30.580 downloads e 47.007 exibições pelo portal NK2 News.
O conteúdo veiculado pela TV.JUS abrange notícias sobre o Poder Judiciário em geral, decisões de relevância social, legislação, reportagens de conscientização, divulgação de boas práticas e qualidade de vida do servidor do PJMT. Além disso, também foram produzidos os quadros Seu Direito, Judiciário Responde e O quê que é isso, cujo caráter pedagógico e orientativo esclareceu muitos aspectos da Justiça ao público da TV.JUS.
Vídeos institucionais - O TV.JUS Notícias também desenvolveu 24 vídeos institucionais, citados abaixo. Esses vídeos, geralmente, são propostos pela Coordenadoria de Comunicação levando em consideração a demanda e os projetos desenvolvidos por programas e setores do Poder Judiciário.
Ribeirinho Cidadão 2015
Ribeirinho Cidadão 2016
Implantação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) em comarcas
Jogo Rebojando - Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam)
Justiça pela Paz em Casa 2015
Justiça pela Paz em Casa 2016
Mediação no Agronegócio
Consciência Negra
Câncer de Mama 2015
Câncer de Mama 2016
Homenagem do desembargador Paulo da Cunha ao Dia do Servidor
Concurso Cultural Selfie Premiada
Homenagem aos magistrados aposentados
Consultoria de moda no ambiente de trabalho
PJe – institucional
PJe – motivacional
Atualização site Esmagis/MT
Racionalização – Corregedoria-Geral da Justiça
Academia de Novos Líderes
Selfie Premiada 2015
Selfie Premiada 2016
Conhecendo o Escritório de Projetos
Cabe ainda à Coordenadoria de Comunicação o encaminhamento da transmissão on line em áudio e vídeo das sessões de julgamento do Tribunal Pleno, ordinárias judiciais e ordinárias administrativas, assim como as extraordinárias.
A transmissão on line, nos quatro plenários, é feita também diretamente das sessões de todas as Câmaras do Tribunal de Justiça e disponibilizada em áudio e vídeo no Portal do TJMT e no canal do YouTube.
A Rádio Estação TJ conta com programação diversificada 24h por dia, a fim de agradar o ouvinte, em especial magistrados, servidores e estagiários do Poder Judiciário na sede do Tribunal de Justiça e nas 79 comarcas instaladas no Estado.
A emissora veiculou 1.497 notícias no primeiro ano da gestão do presidente Paulo da Cunha, entre fevereiro e dezembro de 2015. No ano de 2016, de janeiro até o dia 7 de novembro, foram veiculadas 2.033 notícias gravadas e ao vivo sobre diversos assuntos de interesse do sistema judicial e da sociedade.
Utilizando a internet como forma de propagação, a rádio atua como uma agência de notícias de radiodifusão, uma vez que as rádios existentes no Estado têm condições de acessar, baixar e retransmitir notícias do Judiciário, levando informação de qualidade de forma rápida aos lugares mais distantes de Mato Grosso. Através do portal NK2 News, a Estação TJ postou 2.657 notícias entre maio de 2015 e novembro de 2016. Este conteúdo rendeu 21.322 exibições e 1.299 downloads.
Além das notícias gravadas, a equipe também faz entradas ao vivo, especialmente durante eventos realizados pelo Tribunal de Justiça, levando em consideração a natureza instantânea do fato. A primeira entrada ao vivo, em 27 de março de 2015, foi durante a Caravana da Saúde, do Programa Bem Viver, na Comarca de Chapada dos Guimarães.
Uma novidade que foi implementada na atual gestão foi o pedido de músicas pelo WhatsApp e Facebook, que passou a ser feito a partir de setembro de 2016. Pelo aplicativo de celular, os ouvintes podem enviar áudios com seus pedidos de música pelo número (65) 99922-9740, falando seu nome, onde trabalha e qual música quer ouvir. No Facebook, os ouvintes curtiram a página da Estação TJ (www.facebook.com/estacaotj) e fizeram seus pedidos escrevendo na linha do tempo.
Reformulação do Portal Transparência
A fim de concentrar todas as informações de interesse do cidadão referentes aos trabalhos da instituição e aos gastos do Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reformulou o Portal Transparência em seu Portal institucional (www.tjmt.jus.br).
Os dados foram agrupados por coordenadorias e assuntos, a exemplo das licitações, contratos, folha de pagamento, concursos, diárias, veículos oficiais, entre outros. A disponibilização do Portal Transparência no Portal do Tribunal de Justiça dá cumprimento à Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), bem como atende às resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 102, que trata da transparência na gestão pública, e nº 151, que determina a divulgação nominal da remuneração recebida por membros, servidores e colaboradores do Judiciário na Internet.