Secid e Setas estudam parceria para melhorar política habitacional
Os secretários de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, e de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney Arruda, se reuniram nesta semana para dar início a uma parceria que irá melhorar as ações voltadas à política habitacional de Mato Grosso. A expectativa é de a Secid utilize as informações existentes no cadastro estadual de famílias já registradas pela Setas.
Durante o encontro também ficou acordado que será responsabilidade da Setas selecionar as famílias que serão beneficiadas com as novas casas localizadas nos residenciais Nico Baracat I e II, em Cuiabá. Ao todo, 413 unidades habitacionais serão sorteadas pelo Estado. Em relação aos critérios de seleção, estes serão definidos em conjunto com equipes técnicas de ambas as secretarias.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, a indicação dos futuros moradores será realizada pela Setas, órgão que atua diretamente com a população mais vulnerável do Estado. “É importante destacar que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social irá direcionar de forma correta a distribuição das novas casas”, reforçou Chiletto.
Para os demais projetos habitacionais desenvolvidos pela Secid, como exemplo o Programa “Vida Nova”, Chiletto reforça que a utilização do cadastro da Setas irá contribuir para indicação dos municípios que mais necessitam de intervenções nas áreas de habitação. O secretário Valdiney de Arruda, titular da Setas, destaca que a parceria será trabalhada de forma conjunta para priorizar o trabalho já em desenvolvimento da Secid.
O Vida Nova, que tem o objetivo de fornecer cestas básicas de material de construção para execução de melhorias habitacionais, tem como base a Política Estadual de Habitação, prevista na lei 8.221. A proposta, que foi assinada esta semana pelo governador Pedro Taques, será publicada nesta quinta-feira (17.03), no Diário Oficial.