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CIDADE
Terça - 10 de Janeiro de 2017 às 14:35
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto por: Gcom-MT/Mayke Toscano
Wilson Santos e Emanuel Pinheiro conversaram sobre a retomada das obras e participação dos municípios no processo
Wilson Santos e Emanuel Pinheiro conversaram sobre a retomada das obras e participação dos municípios no processo

O secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, convidou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para compor o Conselho Executivo de acompanhamento das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que contará também com uma equipe técnica.

O chamamento aconteceu durante reunião na manhã nesta terça-feira (10.01), no Palácio Alencastro. Durante o encontro, o secretário explicou sobre a negociação com o Consórcio VLT para a retomada da obra e os trâmites jurídicos que envolvem a questão. Na segunda-feira (09.01), Wilson Santos se reuniu com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, que também irá compor a equipe executiva.

O Conselho do VLT será presidido pelo governador Pedro Taques e conduzido pelo secretário Wilson. Também será composto por uma equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), formada pelo secretário adjunto do VLT, José Piccolli Neto, que foi diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro. Integraram ainda o quadro, o ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França e o arquiteto e especialista em mobilidade, Rafael Detoni. Os profissionais das prefeituras serão indicados nos próximos dias.

Conforme o secretário das Cidades, a participação dos municípios no processo de retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos é indispensável para o bom andamento do novo modal. “Precisamos que as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande sejam agentes ativos nesse processo. Por isso, fizemos o convite aos chefes dos executivos municipais para que participem intensamente de todo andamento da construção do VLT que corta as duas cidades”, explicou Santos.

O prefeito de Cuiabá elogiou os trabalhos de Wilson à frente da Secid-MT e garantiu total participação do município para o término da construção do modal. “O secretário Wilson olhou com novos olhos para o VLT, isso é muito importante. Acredito no VLT para nossa Capital e faço questão de participar. O governo pode contar com a prefeitura de Cuiabá para o que for necessário. Seremos um agente facilitador do VLT”, garantiu Pinheiro.

O titular da Secid-MT enfatizou que a reunião com a prefeitura de Cuiabá foi importante e positiva para que não haja impedimentos na retomada do VLT. “Cumprindo determinação do governador Pedro Taques, estamos dando mais um passo para destravar e retomar as obras do VLT. Da nossa parte não houve surpresa na participação positiva do prefeito Emanuel Pinheiro, se colocando inteiramente à disposição, nos cedendo técnicos e dando suporte no que precisarmos para o bom andamento dos trabalhos”, disse Wilson.

Conforme o secretário adjunto do VLT, José Picolli, a operação do modal em Cuiabá será semelhante ao Rio de Janeiro. As 32 estações do projeto original serão mantidas e a integração do trem com o modelo atual de transporte será garantida. “O VLT é um sistema de transporte, que deve ser trabalhado em conjunto com outros modais. Aqui em Cuiabá será integrado com os ônibus, para isso vamos inserir nessa operacionalização os empresários do transporte coletivo e a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), de Cuiabá”, explicou.

Várzea Grande

Para representar Várzea Grande no Conselho Técnico, a prefeita Lucimar Campos e o secretário Jayme Campos anunciaram o secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, outros membros que irão compor a equipe técnica serão informados na próxima semana à Secid-MT.

Durante a reunião realizada na segunda-feira (09.01) no gabinete da prefeita, o secretário Jayme Campos reforçou que a equipe de engenheiros do Município tem muito a colaborar com o Conselho, visto que além da expertise, novos projetos foram realizados para facilitar a mobilidade urbana dentro das vias cortadas pelos trilhos no Município.

VLT

O retorno dos trabalhos para implantação do VLT foi a principal determinação do governador Pedro Taques ao secretário Wilson, que assumiu a pasta em novembro de 2016. Ele participou de todas as reuniões de negociação com o Consórcio VLT.

Um dos principais impasses para a conclusão da construção é a questão financeira. Em documento oficial encaminhado ao Estado, o consórcio construtor pediu R$ 1,2 bilhão para terminar o modal. Todavia, a consultoria feita pela empresa KPMG, com autorização da Justiça Federal, concluiu que o valor para finalizar as obras seria de R$ 602 milhões.

Até o momento, o Governo de Mato Grosso já repassou R$ 1,066 bilhão ao Consórcio VLT Cuiabá. O valor contratado para a conclusão da obra pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) foi de R$ 1,477 bilhão.

Segundo o secretário, para que isso ocorra é necessário que haja uma decisão judicial que dê respaldo à retomada das obras, visto que o VLT foi judicializado em quatro oportunidades. “Estamos aguardando a ratificação da Justiça para retomarmos a construção. As obras serão retomadas ainda nesse semestre”, finalizou Wilson Santos.





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