Hospital Metropolitano retoma atividades de cirurgias e consultas ambulatoriais
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que as atividades do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, foram retomadas na manhã desta quarta-feira (18.01). Todos os atendimentos ambulatoriais e de cirurgias eletivas já foram retomados pela administração da unidade, após apresentação de um novo cronograma de pagamento pelos serviços realizados.
A primeira parcela do cronograma foi paga nesta terça-feira (17.01), referentes aos serviços médicos realizados no mês de setembro. O cronograma apresentado pelo Estado prevê a quitação dos mês de outubro até a próxima segunda-feira (23.01). Ainda pelo cronograma, os meses de novembro e dezembro serão quitados até o dia 10 de fevereiro. A quitação e apresentação do cronograma possibilitou a retomada dos atendimentos normalmente.
Para atender toda a demanda dos dois dias de paralisação, a Secretaria de Estado de Saúde, informa que a administração do hospital está concentrando esforços na realização das consultas e cirurgias para que todas as pessoas sejam atendidas até o início da próxima semana e não fiquem prejudicadas sem suas consultas e cirurgias.
O Governo do Estado ressalta que o Hospital Metropolitano é gerido por uma Organização Social desde 2011, ano em que foi inaugurado. Desde 2015, o hospital está sob regime de ocupação pelo Estado, por problemas com a administradora da unidade, visto que o contrato não garantia a execução dos serviços de forma eficiente.
Para a solução definitiva na gestão da unidade, o Governo do Estado trabalha na finalização de um processo de qualificação para credenciamento de uma nova organização para fazer a gestão do hospital, com a qualificação dos serviços oferecidos.