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TURISMO
Sexta - 03 de Fevereiro de 2017 às 10:42
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Assessoria/Ministério do Turismo

Uma campanha para divulgar o potencial turístico da Amazônia mato-grossense em âmbito nacional e internacional foi tema de uma reunião nesta manhã (02.02), em Brasília, entre o secretário de Assuntos Estratégicos de Mato Grosso, Jean Campos, e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, junto a representantes do Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia Legal. Na ocasião, um grupo de trabalho no Ministério do Turismo foi formado para tratar das ações deste projeto.

Foi solicitado que o governo federal faça um aporte de recursos para divulgar a diversidade e o potencial turístico da Amazônia. Conforme o secretário de Assuntos Estratégicos, a proposta tende a reforçar as iniciativas que o Gabinete de Comunicação de Mato Grosso (Gcom), e que a secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) já realizam.

Ele cita ainda que já existe em andamento um projeto do governo federal nesses moldes, que prevê uma campanha ampliada do potencial turístico do Nordeste brasileiro, que recebeu um aporte de R$ 15 milhões do Ministério do Turismo.

"A intenção é uma ação integrada para atrair pessoas para conhecer as belezas da região, tendo em vista o olhar de que o turismo gera renda e movimenta a economia. Citamos inclusive algumas iniciativas em que a capilaridade da Embratur [Instituto Brasileiro de Turismo] pode contribuir com o estado de Mato Grosso para espalhar esse material em todo o território nacional, e fora do país também”, explica.

Campos conta ainda que o estado já possui uma iniciativa bem sucedida neste sentido, que é o material ‘Mato Grosso é um gigante’, idealizado para apresentado em visitas nacionais e internacionais. A campanha em formato de vídeo mostra as potencialidades e belezas do estado, que é o terceiro maior estado em extensão do Brasil. O vídeo institucional aponta também as riquezas de fauna e flora, além da diversidade de ecossistema (o único a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal).

O encontro contou com a presença dos secretários de Comunicação do Pará, Daniel Nardin, do Acre, Andréa Zílio, e de Roraima, Gustavo Abreu.


Secom

No período vespertino, a equipe de representantes dos estados da Amazônia esteve reunida para reforçar o pedido junto à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Participaram da agenda o subsecretário de Comunicação Social, Francisco Mendonça, e o diretor do Departamento de Mídia, Alessandro Godinho.

“A ideia é que a secretaria de Comunicação Social inclua na política de comunicação do governo federal esse trabalho de fomento ao turismo na região amazônica. Trata-se de uma política pública importante para o desenvolvimento de regiões como a nossa, de imenso potencial turístico”, ressalta.

Fórum de Secretarios

O Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia, do qual o secretário de Estado de Comunicação de Mato Grosso, Kleber Lima, faz parte, foi criado no 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Macapá (AP), em janeiro deste ano.

Entre as ações previstas pelo grupo está, por exemplo, a realização de esforço conjunto para ações que projetem a Amazônia como destino turístico e de investimentos. A missão é fomentar práticas de comunicação voltadas ao cidadão, além de realizar um esforço conjunto para enfrentar os estereótipos historicamente criados acerca da Amazônia.





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