Vila Bela volta a ser a capital de Mato Grosso esta semana
Na próxima sexta-feira, dia 19, a capital mato-grossense será transferida simbolicamente para Vila Bela da Santíssima Trindade, em comemorações ao aniversário do município.
Vila Bela será a sede do Governo do Estado, todos os anos, sempre no dia 19 de março, marco da instalação da cidade como capital do Estado. A transferência simbólica foi oficializada pelo governo no dia 02 de março.
Além disso, nos dias 18 e 19, estão previstas uma série de ações comemorativas. As solenidades e atos oficiais realizados na data visam resgatar a história da criação do município como capital. Os fatos históricos referentes aos primeiros habitantes, à colonização, às etnias, à cultura, forma de governo e criação da Capitania, riquezas, o momento histórico nacional e às tradições.
O estados de Rondônia e Mato Grosso do Sul poderão participar do evento, inclusive em seu desenvolvimento e planejamento. A justificativa é histórica, pois Vila Bela, em 1752, tornou-se capital de Mato Grosso, cujo território à época envolvia os três estados atuais.
Apenas em 1943 criou-se por lei o Território Federal do Guaporé, que mais tarde se tornaria o estado de Rondônia, separando-o de Mato Grosso.