ALMT realiza evento em homenagem ao Dia da Mulher e lança campanhas
A Assembleia Legislativa realiza hoje(14), às 19h, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
O evento é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), da deputada Janaina Riva (PMDB) e da Sala da Mulher. Na oportunidade, mais de 180 mulheres recebem moções de aplausos pelo trabalho prestado no estado.
Durante a solenidade, será firmado um termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), para realizar a Caravana da Mulher Contra a Violência, que contará com a mobilização de voluntários que receberão treinamentos para atuar nas periferias da cidade no combate à violência doméstica.
Outro termo de cooperação técnica será firmado com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, para a realização da campanha Chega de Fiu-fiu, com o objetivo de combater o assédio físico ou verbal dentro dos transportes públicos, ônibus, metrôs etc.
MÊS DA MULHER – O Poder Legislativo promove, neste mês, vários eventos em comemoração ao Dia da Mulher. Na última terça-feira (8), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a Sala da Mulher promoveu uma missa para homenageá-las. À noite, foi lançado o livro Zulmira Canavarros: a Egéria Cuiabana, no teatro que leva o nome dela, no anexo da Assembleia Legislativa.
Na segunda-feira (14), também às 19h, o Instituto Memória reeditará a exposição “Mulheres Mato-grossenses e que Mulheres”, evento que acontecerá no saguão da Assembleia Legislativa, em frente à galeria dos ex-presidentes.
De acordo com a presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, as campanhas lançadas têm como objetivo, discutir a violência, discriminação e preconceito contra as mulheres.
“Infelizmente, muitas mulheres ainda sofrem isso, então vamos promover essa discussão durante este mês, que é dedicado a elas. Além deste debate, já promovemos a missa de comemoração e o lançamento do livro Zulmira Canavarros: a Egéria Cuiabana”, informou.