Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 22 de Fevereiro de 2017 às 15:43
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)
Deputado Silvano Amaral aceita Desafio #PELAVIDA
Deputado Silvano Amaral aceita Desafio #PELAVIDA

Os colaboradores da Assembleia Legislativa começaram o dia de hoje (22) atendendo ao chamado para doar sangue, e compareceram aos postos de coleta montados nas salas da Escola do Legislativo pelo Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A ação faz parte da campanha “Desafio Pela Vida” da ALMT, cuja iniciativa é do deputado Oscar Bezerra (PSB) e foi acolhida pela Casa de Leis. As doações são abertas também ao público externo e podem ser feitas até às 18h de hoje.

A enfermeira responsável pela coleta externa, Rosineide Gomes Evangelista, explica que doação é um procedimento simples, mas que pode salvar a vida de outras três pessoas, pois do sangue doado é possível extrair ainda as plaquetas e o plasma. “As plaquetas, por exemplo, são muito importantes para pacientes que tratam de câncer e, às vezes, precisam consumir dez bolsas de plaquetas em único dia. Neste casos são necessárias dez pessoas para garantir um dia de tratamento”, destaca a enfermeira.

O deputado Silvano Amaral compareceu logo cedo e foi um dos primeiros a doar. O parlamentar contou que é doador regular e que a primeira doação que fez foi para salvar a vida de um sobrinho. “As campanhas são muito importantes para sensibilizar as pessoas sobre um ato simples, mas que salva vidas”, afirmou.

“Esse é mais um ato de solidariedade e amor ao próximo”, declara a servidora Rozina Maria de Macedo, que tem um grupo sanguíneo pouco comum (B+) e faz hoje a sua primeira doação.

Rosineide avalia que os doadores frequentes geralmente são pessoas que já precisaram doar para ajudar alguém da família ou amigo, e nessa ocasião percebe a relevância do gesto e passa a doar rotineiramente. “Então precisamos chamar a atenção para que as pessoas realizem esse ato por amor e não pela dor”, ressaltou.

Cada pessoa doa aproximadamente 400 ml de sangue, que é reposto pelo organismo em apenas um dia, e as únicas recomendações após o procedimento é a ingestão de bastante liquido e evitar atividades físicas nas primeiras 24 horas.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/27943/visualizar/