Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 03 de Março de 2017 às 14:11
Por: Redação TA c/ Portal Brasil

    Imprimir


Foto: Divulgação

A arrecadação de dinheiro do contribuinte é essencial para financiar a administração pública. Na forma de impostos, a Receita Federal recolhe parte da produção, consumo e rendimento de pessoas físicas e jurídicas para custear obras de infraestrutura e despesas com saúde, educação, segurança e transporte público.

No Brasil, assim como em outros países, há vários tipos de tributos que devem ser pagos pelo contribuinte e, posteriormente, retornados à sociedade por meio da gestão dos serviços públicos. Existem os impostos cujo recolhimento é de competência da União e os tributos de responsabilidade dos estados e municípios – o que é definido pela Constituição Federal.

No caso da União, um dos principais impostos cobrados é o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Isto é, uma parte dos rendimentos do contribuinte irá para os cofres públicos, o Tesouro Nacional e, posteriormente, dividido entre os entes da federação. Ele incide sobre a renda e os proventos de residentes no País ou no exterior, que recebam renda de fontes no Brasil.

Ainda assim, a tabela do imposto de renda é diferenciada por faixas de rendimento. Ou seja, aquele que ganhar mais pagará uma alíquota – um percentual – sobre a renda maior, de forma a não prejudicar quem recebe menos. Assim, a tributação segue como a principal forma de receita do governo federal.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/28147/visualizar/