Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sábado - 04 de Março de 2017 às 07:00
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

A Secretaria de Assistência Social lançou hoje (03), a 1ª etapa do projeto “Meu Bairro Minha História”, na comunidade de Praia Grande. O evento faz parte do cronograma das comemorações do Jubileu de Ouro aos 150 anos do município. O projeto visa um levantamento do resgate histórico-cultural dos bairros, por meio de coletâneas fotográficas e depoimentos orais dos pioneiros que se instalaram nos bairros. Nesta primeira fase o projeto contemplou 30 bairros, onde os moradores se reuniram e construíram um mosaico histórico de suas vivências humana, geográficas, cultural, social e econômica. “Meu Bairro Minha História contou com a participação especial de lideranças comunitárias, além de representantes dos projetos sociais “Amigas Empreendedoras” e “Juventude Ativa”.

“O Setor Histórico é outra inovação da política cultural de nossa cidade. Várzea Grande nas últimas décadas cresceu expressivamente, porém as análises históricas não acompanharam este desenvolvimento. Por isso, nos empenhamos neste projeto que integra as comunidades e participantes dos projetos da Pasta na coletânea de dados na montagem um Arquivo Público Histórico-Cultural da cidade. Nesta primeira fase já atingimos 30 bairros e pretendemos em curto prazo concluir outras 3 etapas beneficiando todos os bairros de Várzea Grande. É um trabalho muito importante que a partir da percepção do modo de vida das comunidades, despertaremos noções de cidadania, por meio do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade na preservação do Meio Ambiente, instrumentos públicos, espaços de lazer e comunitários, entre outros. Enfim, esse trabalho irá contribuir de forma concreta na trajetória histórica dos bairros no qual as pessoas estão inseridas. Com essa pesquisa histórica também contribuiremos com os estudiosos em pesquisas, estudos, teses, se tornando um Arquivo Público Municipal”, explicou a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins.

A secretária disse ainda que a idealização do projeto é uma ferramenta que reunir as mulheres pioneiras dos bairros, seus ícones de tradição e cultura, gastronomia e seus feitos idealizados na melhoria de qualidade de vida no meio em que vivem e ainda as profissões. O objetivo da iniciativa é formar um acervo municipal para exposição virtual e física na cidade. Os registros também passarão a integrar um banco de dados on-line da Prefeitura de Várzea Grande.

“Pensar a cidade enquanto representação social equivale identificar as nuances do comportamento humano, na medida em que ela constitui-se em materialidade, em seus construtos patrimoniais - e imaterialidade, resultante dos símbolos e significados conferidos pelos diferentes atores sociais ao longo dos processos históricos em suas práticas sociais distintas”, frisou Kathe.

A atividade turística é um dos importantes agentes promotores de desenvolvimento social e econômico de Várzea Grande, e de alcance da sustentabilidade em diversas regiões. Bonsucesso é um bairro que tem origem no século XVIII como sesmaria do Bonsucesso pelo Rei de Portugal. A localidade está inserida no circuito do turismo cultural e oferece acervo arquitetônico através da valoração e da potenciação de determinados elementos e atributos constitutivos do patrimônio cultural local. “Nosso distrito é muito rico em cultura, temos as festas de santos tradicionais, carnaval, gastronomia e culinária que são ícones das manifestações culturais de nossa gente. Muitos acreditam que o distrito é fomentado pela economia local das tradicionais peixarias, mas não é, nos primórdios nossos antecedentes relatam que as famílias adquiriam sua renda própria com a comercialização de rapaduras e doces caseiros. E em um passado presente é que foi fomentado a gastronomia por estarmos inseridos as margens do Rio Cuiabá. Porém, nossa tradição não se perdeu no tempo, pois ainda há famílias que vivem da fabricação das rapaduras, melados, garapa e ainda transportam as canas de açúcar com os tradicionais carros de bois”, enfatizou a moradora Gonçalina da Silva.

Outro depoimento oral bem importante foi feito pelos moradores do bairro 23 de Setembro, data em que homenageia a Emancipação Política e Administrativa de Várzea Grande. “Em 1998 recebemos o primeiro curso na comunidade de corte e costura, e as integrantes naquela época jovens cheia de vigor até nos dias de hoje vivem de sua própria confecção no reforço da renda familiar e são as mais renomadas na arte da costura da cidade. O bairro também ficou popularmente conhecido por constituir a primeira Associação Atlética Feminina e a Escola de Futebol de Crianças”, relatou a dona Wilma Gonçalves.

A Secretaria de Assistência Social vai promover no dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher – homenagens às mulheres que fazem parte da História do município em suas diversas profissões, tanto no poder público como no privado, além de proporcionar várias atividades para cuidar da beleza e da saúde da mulher várzea-grandense, bem como haverá palestras, cursos, seminários e outras atividades afins. O evento ocorrerá na Conferência Nossa Senhora do Carmo, Centro de Várzea Grande, às 18h, e é aberto a todas as mulheres varzeagrandenses.73





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/28163/visualizar/