Reeducandos e colaboradores do CRC arrecadam alimentos para desabrigados
Familiares de reeducandos e colaboradores do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) se uniram em prol de uma boa ação: ajudar as famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas na enchente ocorrida em fevereiro, em Campo Novo dos Parecis (444 km ao Norte de Cuiabá). Foram arrecadados aproximadamente 500 quilos de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, açúcar e óleo.
Os alimentos foram entregues nesta semana pelo diretor do CRC, Winkler Freitas, e um grupo de reeducandos da ala evangélica, ao presidente da Cruz Vermelha em Mato Grosso, Dival Martins.
Os alimentos serão enviados pela Cruz Vermelha a entidades que trabalham com a distribuição de donativos para as famílias afetadas pela enchente. Em Campo Novo, em menos de 48 horas, entre 10 e 11 de fevereiro, choveu mais do que o previsto para o mês todo. Foram 310 milímetros de chuva e três mil pessoas atingidas pelo alagamento em 750 residências.
Medidas humanitárias emergenciais foram iniciadas pela Defesa Civil estadual, com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar e voluntários. Roupas, colchões, água, alimentação e materiais de higiene foram distribuídos às famílias. O bairro Jardim das Palmeiras foi o mais afetado em Campo Novos dos Parecis.
Além disso, equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) iniciou um trabalho para solucionar o problema de alagamento na cidade. O projeto será elaborado com base em levantamentos topográficos já iniciados, que definirá o perfil do terreno e a melhor medida para o local.
O grupo da Secid-MT é acompanhado e auxiliado por engenheiros e topógrafos do município. A expectativa é que o projeto seja finalizado em 45 dias úteis.