Três novas personalidades integram a exposição Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres
Ainda dentro das comemorações alusivas ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa, por intermédio do Instituto Memória, está reeditando a exposição “Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres”. A exposição será aberta às 19 horas do dia 14 de março, segunda-feira.
Este ano três novas mulheres passam a integrar a exposição que tem marcado o mês de março no parlamento há 18 anos. Passam a integrar a exposição a atual deputada estadual Janaína Riva eleita com mais de 48 mil votos, a 1ª mulher a presidir a Ucemat (União da Câmaras Municipais) Ismaili Donassan e a Coronel PM Lilian Tereza Vieira de Lima, 1ª mulher a exercer o Comando Geral Adjunto da PM, a compor o efetivo da Polícia Militar como primeiro lugar no concurso de 1982 e a primeira mulher a conquistar a patente de coronel da Polícia Militar no Centro-Oeste.
A coletânea apresenta um resumo da vida de mais de 30 mulheres, personagens que se destacaram de alguma forma na história de Mato Grosso. Entre elas, há representantes que se destacaram na carreira jurídica, política e na área social.
Editada há 18 anos, a exposição também tem caráter itinerante. Já foi apresentada em escolas públicas, nos Correios, no Ministério Público Estadual (MPE) e agora no Ganha Tempo. A iniciativa surgiu em 1998, quando a então deputada estadual pelo PT e hoje ex-senadora - Serys Marli (PRB) realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A cada ano a exposição ganha novas personalidades femininas e hoje se apresenta em quatro segmentos de mulheres pioneiras: as que marcaram a nossa história; as pioneiras contemporâneas; as que conquistaram mandatos políticos e as responsáveis pela Sala da Mulher.
Confira algumas das mulheres homenageadas pela exposição:
Mulheres Históricas: Teresa Benguela; Maria Dimplina; Doninha do Tanque Novo; Maria de Arruda Müller; Ludovina Alves Porto Carreiro; Madre Maria Ceruti; Zulmira Canavarros; Dunga Rodrigues; Arlinda Morbeck e Dona Micaela.
Mulheres Políticas: Serys Marly – 1ª senadora por Mato Grosso; Teté Bezerra – 1ª deputada federal por Mato Grosso; Oliva Enciso – 1ª deputada estadual de Mato Grosso; Sarita Baracat – 1ª deputada estadual de MT pós-divisão; Thais Barbosa – 1ª deputada estadual constituinte de MT; May do Couto – 1ª presidir a Câmara Municipal de Cuiabá e partir de 2000 todas as mulheres que conquistaram mandato eletivo nas esferas parlamentar do estado e federal.
Mulheres Pioneiras: Shelma Lombardi – 1ª desembargadora; Maria Helena Póvoas – 1ª presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT); Luzia Guimarães – 1ª Reitora da UFMT; Nilza Queiroz – 1ª a presidir a Academia de Letras de Mato Grosso; Iraci França – 1ª a assumir interinamente o governo do Estado, entre outras, como Madalena Rodrigues, Marilza Ribeiro, Dona Nina e Antonieta Ries Coelho.