Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 09 de Março de 2017 às 07:15
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria/SES-MT

A quinta edição da Caravana da Transformação, que ocorre em São José dos Quatro Marcos (328 km a Oeste de Cuiabá), conta com um gabinete itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A iniciativa vai ofertar atendimento diferenciado aos prefeitos, secretários de Saúde e vereadores dos 14 municípios que compõem a região.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira, o gabinete itinerante vai aproximar o Estado desses municípios. “É a oportunidade que teremos de ouvir as demandas locais, de saber o que cada município tem feito para melhor os serviços de saúde ofertados à população. Dessa forma, teremos condições de oferecer apoio técnico e otimizar ainda mais o atendimento”, pontua.

As ações do Gabinete itinerante tiveram início no começo desta semana, sob o comando do secretário executivo da SES, Wisley Clemente, e terá continuidade com a chegada do secretário João Batista, a partir desta quinta-feira (09.03). No atendimento aos municípios, também serão tratados os assuntos pertinentes às Secretarias Adjuntas de Regulação, Serviços de Saúde e Política de Regionalização.

Cerca de 20 servidores lideram os trabalhos da SES dentro da Caravana. Entre os serviços ofertados, destaca-se o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual que, em conjunto com a Vigilância Sanitária de São José dos Quatro Marcos, faz o monitoramento das ações realizadas na Caravana.

As equipes da Vigilância monitoram a higienização dos consultórios médicos, conferem com rigor todos os procedimentos pré e pós-cirúrgicos, orientam médicos e pacientes quanto à correta desinfecção e esterilização dos ambientes e instrumentos cirúrgicos, assegurando assim perfeita assepsia e antissepsia.

Além disso, cabe à Vigilância Sanitária o monitoramento dos alimentos comercializados na praça de alimentação. Todo este trabalho tem garantido a ausência de registros de infecções ou qualquer outro problema ocasionado pela falta de higiene ou cuidado nos atendimentos médicos ofertados na Caravana.

Economia

Nas quatro últimas edições da Caravana da Transformação, ocorridas em Barra do Bugres, Peixoto do Azevedo, Canarana e Jaciara, foram realizadas 11.130 cirurgias de catarata e pterígio. Além de diminuir a fila de espera, esses procedimentos cirúrgicos geram para o estado uma economia de aproximadamente R$ 61 milhões.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/28299/visualizar/