A MTMama e a Sala da Mulher realizam IV Marcha Rosa Comemorando o Dia Internacional da Mulher, o MT Mamma e a Sala da Mulher da ALMT convidam todos para uma passeata de conscientização da população sobre o câncer de mama. A concentração é na Praça Santos Dumont, às 7h30
A MTMama e a Sala da Mulher realizam neste sábado (11), em Cuiabá, a IV Marcha Rosa, para chamar a atenção da sociedade sobre as principais demandas de quem precisa se submeter ao tratamento do câncer de mama. O evento que está em sua terceira edição, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para, paralelamente, debater a questão e reivindicar melhorias no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Este ano está entre as reivindicações que serão levadas na IV Marcha, além de rapidez nos agendamentos para as consultas, ainda mais médicos e pessoal capacitado na rede pública e conveniada para este atendimento. A associação também pede maior acesso aos exames e tratamentos especializados como Mamografia e Radioterapia, rapidez na divulgação dos resultados e mais instituições públicas e conveniadas envolvidas no tratamento no estado. O evento também marca o 8º aniversario de fundação da entidade, que foi criada oficialmente, em 3 de março de 2009.
A concentração para a Marcha será realizada na Praça Santos Dumont, a partir das 7h30 da manhã, e segue – com um trio elétrico – pelas avenidas São Sebastião e Isaac Povoas até a Praça Ipiranga, na avenida da Prainha. Na concentração serão distribuídas camisetas e folhetos explicativos sobre a instituição e, sobretudo, sobre o câncer de mama.
Mtmamma - É uma entidade de apoio que sobrevive com a contribuição de associados, doadores e da parceria com a sociedade civil para levar informação, carinho e assistência às pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama. O trabalho é feito por voluntários, associados ou não à entidade. Atualmente, a MTmamma tem mais de 100 assistidas e cerca de 150 voluntários.
Na sede da associação, no Jardim Petrópolis, em Cuiabá, a entidade promove bate-papos com oficinas temáticas, reuniões mensais do grupo de psicoterapia, oficinas de artesanato, confecção de chaveiros em forma de coração, pintura em tecido, customização de camisetas, sessões de reiki, ioga, pilates, meditação e autoestima, hidroginástica, dança do ventre e ensaios do coral. E também oferece apoio jurídico sobre os direitos da pessoa com câncer realizado por profissionais da área.